TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Causa E Efeito E 5W2H

Monografias: Diagrama De Causa E Efeito E 5W2H. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  1.756 Visualizações

Página 1 de 5

Digrama de causa e efeito

O Diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe é uma ferramenta da qualidade que trata de uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito. Podemos utiliza-lo para obter uma melhor visualização da relação entre a causa e efeito dela decorrente, também podemos utilizar quando necessitar identificar todas as causas possíveis de um problema ou ainda identificar com clareza a relação entre os efeitos e suas prioridades.

Antes de montar o diagrama de causa e efeito é fundamental reunir as pessoas em time para realizar um brainstorming (tempestade de ideias), para que se possa levantar as causas raízes que originaram o problema. O diagrama, quando montado parece com uma espinha de peixe, motivo pelo qual ele também é conhecido por este nome.

As causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s. Podemos visualizar isto na abaixo:

Sendo que método significa o método utilizado para executar o trabalho ou procedimento, matéria-prima é a matéria utilizada no trabalho que pode ser a causa do problema. A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas. Muitos problemas são derivados falhas de máquinas, isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada. Qualquer medida tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema. O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc. É Importante frisar que nem todos os M’s necessariamente devem ser utilizados, pois em alguns casos, certos Ms podem não ser aplicáveis. A ideia de tentar “encaixar” todos os M’s seria permitir à equipe pensar em todas as possibilidades e visualizar outros fatores que podem impactar no problema. Isto evita com que o time fique focado somente em uma causa principal.

Para se fazer um digrama de causa e efeito, primeiro tem que definir o problema de forma objetiva e em termos de qualidade que se possa ser mensurável. Depois faça um traço na horizontal e marque a direita deste traço o problema definido, em perpendicular a este traço, aplique então os 6Ms. Este é o momento de reunir a equipe e fazer um brainstorm sobre o problema, considerando a estrutura montada no diagrama. É interessante participar dessa reunião pessoas que estão relacionadas com o problema e de outras áreas, com diferentes perspectivas que agregam valor neste momento. Para finalizar tem que se fazer uma analise das causas de forma a detectar causas que impactem mais no problema e quais seriam as soluções propostas. Com isso pode-se planejar um plano de ação definindo os responsáveis e o prazo para cada ação.

Portanto o digrama tem características principais como: a facilidade em sua aplicação, pois por ser uma ferramenta fácil, pode ser aplicada por qualquer pessoa, sendo que a mesma tenha conhecimento nessa área; ajuda na compreensão das principais causas do problema; facilita de forma didática a compreender de forma rápida, o que se discute e sugerir a melhoria; é uma das formas mais praticas utilizada pela empresa para absorção dos problemas e distinguir suas soluções; a visualização, em conjunto, as causa principais e secundárias de um problema.

5W2H

O 5W2H também é outra ferramenta de gestão de qualidade, esta ferramenta basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa. A ferramenta 5W2H é uma das mais fáceis de serem implementadas e traz grandes benefícios para os gestores de entidades sociais e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com