TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizando O Diagrama De Causa E Efeito

Ensaios: Utilizando O Diagrama De Causa E Efeito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  2.532 Visualizações

Página 1 de 2

Sapucaia do Sul – RS 18/11/2014

Utilizando o Diagrama de causa e efeito – Ishikawa ou Espinha de Peixe

O Diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. O nome Ishikawa tem origem no seu criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma ideia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.

Para montar o diagrama de Ishikawa, faz parte do procedimento reunir as pessoas em time para realizar um braimstorming (tempestade de ideias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema. Em virtude desta função, o diagrama de Ishikawa também pode ser denominado como diagrama de causa e efeito. O diagrama, quando elaborado, assemelha-se a uma espinha-de-peixe, motivo pelo qual ele também é conhecido por este nome.

O diagrama espinha-de-peixe é uma das 7 ferramentas da qualidade utilizada para o gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s.

• A partir da definição do efeito problema (Atraso na entrega dos produtos), levantado no Diagrama de Ishikawa acima temos uma situação em que identificamos as causas que contribuíram para gerar este efeito problema. As causas foram separadas em grupos;

• Método – Falta de instruções de trabalho (É método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento0.

• Matéria-prima – Falta embalagens para acondicionamento do material, e faltam empilhadeiras para o trabalho. (A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas).

• Mão de Obra – Falta de treinamento, Abteismo e rotatividade do quadro funcional (A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas).

• Máquinas – Máquinas antigas, falta de manutenção e de máquinas alternativas (Muito problemas são derivados falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada).

• Medida – Dificuldades com o fornecedor da matéria prima (Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema).

• Meio Ambiente – Logística interna muito complexa (O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc).

Observando as causas observamos um mais relevante em relação ao problema (atraso na entrega dos produtos) : a falta de embalagens suficientes em processo, que gera atrasos e a falta de treinamento dos funcionários que por falta de treinamento produzem perdas que são computadas negativamente na produção, gerando atrasos. Na verdade todos as causas devem ser abordadas e resolvidas mas neste caso como se refere no atraso de entrega começaríamos por resolver estas duas causas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com