TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas de Ensino

Tese: Dicas de Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

Dicas de Ensino

1. Este capítulo pode ser visto como um casamento entre os conceitos de valor no tempo e os tradeoffs risco e retorno dos dois capítulos anteriores. Pode ser útil para demonstrar aos estudantes que todos os modelos de avaliação são essencialmente problemas de valor presente baseados nos fundamentos risco e retorno.

2. Como no capítulo do valor no tempo, provavelmente os professores divergirão basicamente quanto ao papel da calculadora financeira (ou o uso de planilhas). Outra vez, o domínio da calculadora financeira pelo estudante permite ao docente dar destaque a exemplos mais difíceis, talvez mais realistas, particularmente àqueles que tratam do rendimento de títulos de dívida no vencimento e cálculos do modelo de crescimento variável de ações.

3. Os exercícios na Web indicados no livro-texto podem ser usados para que os estudantes tomem conhecimento dos fundamentos básicos de avaliação de títulos de dívida (como no caso da Smart Money, uma calculadora de títulos). Além disso, há inúmeros sites web de investimento, como www.marketguide.com, que podem ser destacados para mostrar mudanças nos preços e dados para avaliar ações.

Questões para Revisão:

7-1 Avaliação é o processo que liga risco e retorno a fim de determinar o valor de um ativo. Um gerente financeiro deve entender o processo de avaliação para julgar o valor de benefícios recebidos de ações, títulos de dívida e outros ativos tendo em vista seu retorno esperado, seu risco e o impacto combinado do retorno e do risco esperados sobre o valor do ativo.

7-2 Três insumos-chave ao processo de avaliação são:

1. Fluxos de caixa–o caixa gerado a partir da posse de um ativo;

2. Timing–o(s) período(s) de tempo em que os fluxos de caixa são recebidos, e

3. Retorno exigido–a taxa de juros usada para descontar os futuros fluxos de caixa a um valor presente. A seleção do retorno exigido permite que o nível de risco seja ajustado; quanto maior o risco, maior o retorno exigido (taxa de desconto).

7-3 O processo de avaliação se aplica a ativos que fornecem qualquer tipo de fluxo de caixa (de períodos de tempo anuais a diários e até contínuos) ou mesmo um único fluxo de caixa no período de investimento. Como pode ser visto na equação de avaliação abaixo, o tamanho, o timing e o retorno de fluxos de caixa exigido, tudo pode ser ajustar.

onde:

V0 = valor do ativo no tempo zero

CFt = fluxo de caixa esperado no final do ano t

k = retorno exigido adequado (taxa de desconto)

n = período de tempo relevante

7-4 Um título de dívida é vendido com desconto quando o retorno exigido excede a taxa de cupom. É vendido com prêmio quando o retorno exigido é menor que a taxa de cupom. É vendido ao valor nominal quando o retorno exigido é igual à tava de cupom.

A taxa de cupom geralmente é uma taxa fixa de juros, enquanto o retorno exigido flutua com mudanças no custo de fundos de longo prazo devido às condições econômicas e/ou ao risco da empresa emitente. A disparidade entre a taxa exigida e a taxa de cupom fará o título de dívida ser vendido com desconto ou com prêmio.

7-5 Se o retorno exigido sobre um título de dívida for constante até o vencimento e diferente da taxa de juros de cupom, o valor do título aproxima-se de seu valor nominal, 1.000 dólares, à medida que o prazo até o vencimento diminui.

7-6 Para se proteger do impacto de taxas de juros crescentes, um investidor avesso a risco daria preferência a títulos com períodos mais curtos até o vencimento. A reação do valor de mercado do título (preço) às flutuações da taxa de juros é uma função crescente do prazo até o vencimento.

7-7 O rendimento até o vencimento (YTM) sobre um título de dívida é a taxa que os investidores ganham se comprarem o título a um preço especificado e o mantiverem até o vencimento.

7-8 A equação básica de avaliação de um título para um título que paga juros anuais é:

onde:

B0 = valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com