TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicopedagogo E O Ensino Aprendizagem

Monografias: O Psicopedagogo E O Ensino Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2012  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O presente trabalho relata sobre as atividades a serem desempenhadas pelo psicopedagogo dentro da instituição escolar, bem como das contribuições da psicopedagogia no processo ensino-aprendizagem. Atualmente podemos observar muitas mudanças que ocorreram dentro do ambiente escolar, buscando melhorias na relação do aprender do aluno. O psicopedagogo, por meio de suas atividades, tem condições de analisar de diversos prismas às dificuldades encontradas pelos alunos dentro da escola. Utilizando de recursos variados, e através de um trabalho realizado com profissionais de diversas áreas relacionadas à educação, é capaz de produzir uma nova maneira de ensinar. Contemplando a utilização de atividades lúdicas no processo de aprender, motiva a participação, principalmente das crianças, na construção de seu saber. Analisando as contribuições deste profissional dentro da instituição escolar, acreditamos que hoje torna-se imprescindível sua inserção no quadro de profissionais atuantes dentro da escola.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Aprendizagem. Atividades lúdicas.

INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia ao longo de sua trajetória se apresentou como área que investiga e trata do processo de aprendizagem e das dificuldades pertinentes a este processo.

As teorias psicopedagógicas contribuíram para que as dificuldades de aprendizagem se apresentassem enquanto elementos constituintes deste processo, passando a ser analisadas como caminhos que podem auxiliar na compreensão dos diferentes fatores internos e externos influentes na vida do ser aprendente.

De acordo com SCOZ (1987), a proposta da Psicopedagogia consiste em compreender o indivíduo aprendiz como alguém cheio de dúvidas, fazendo escolhas e tomando decisões a cada passo do longo caminho percorrido em vida.

Nos dias atuais os psicopedagogos, à luz de contribuições de diversas áreas do conhecimento, dentre elas: Psicologia, Sociologia, Antropologia, Linguística e Psicolinguística, vêm reformulando sua linha de análises, não se prendendo a uma só concepção.

Diante deste cenário, o psicopedagogo vem conquistando espaços em virtude da sua importância, para a compreensão em torno da aprendizagem humana e de suas dificuldades.

DESENVOLVIMENTO

A Psicopedagogia tem por objeto de estudo a aprendizagem como um processo individual, em que a trajetória da construção do conhecimento é valorizada e entendida como parte do resultado final.

A psicopedagogia é um campo do conhecimento que, como o próprio nome sugere, implica uma integração entre a psicologia e a pedagogia tendo como objeto de estudo o processo de aprendizagem visto como estrutural, construtivo e interacional, integrando nele os aspectos cognitivos, afetivos e sociais do ser humano.

A aprendizagem é um dos principais objetivos de toda e qualquer prática pedagógica, a compreensão do que se entende por aprender é fundamental na construção de uma nova proposta de educação. O ato de aprender a aprender é, sem dúvida, uma das principais funções do difícil ato de educar.

A psicopedagogia assume um compromisso com a melhoria da qualidade do ensino expandindo sua atuação para o espaço escolar, atendendo, sobretudo, aos problemas cruciais da educação.

Na escola, o profissional da psicopedagogia utiliza instrumental especializado, sistema específico de avaliação e estratégias capazes de atender aos alunos em sua individualidade e de auxiliá-los em sua produção escolar e para além dela, colocando-os em contato com suas reações diante da tarefa e dos vínculos com o objeto do conhecimento. A meta é sempre resgatar de modo prazeroso o ato de aprender.

O trabalho psicopedagógico é uma realidade complexa e multiforme, pois essas características são próprias do contexto em que ele se desenvolve que é traduzida em diversas formas de entendimento da finalidade da educação e em uma variedade de práticas para alcançá-las. Além disso, a abertura progressiva das escolas para alunos de idades diversas, inclusive EJA, com características sociais e pessoais também diversas, por meio da incorporação de novos campos de conhecimentos, informáticas e outras trocas na consideração didática de áreas de maior tradição, como a matemática, leitura, etc. - estabelece, por sua vez, novos desafios e problemas, a necessidade de encontrar referências conceituais, fórmulas organizacionais e procedimentos úteis para enfrentá-los.

O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica, para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.

Segundo Bossa (1994), ao psicopedagogo cabe: detectar as possíveis perturbações no processo de ensino-aprendizagem; identificar, analisar e elaborar uma metodologia de diagnóstico e intervenção com o objetivo de sanar as dificuldades de ensino e aprendizagem; participar da dinâmica da relação da comunidade educativa como um articulador entre o ensinar e o aprender, entre a família, a escola e a comunidade; atuar junto ao corpo docente promovendo orientações metodológicas de acordo com as características do grupo, enfatizando os aspectos relevantes do planejamento e do desenvolvimento das respostas educacionais, curriculares e organizacionais; realizar processos de orientação educacional, vocacional; essa orientação consiste em orientar o aluno na construção de seu projeto de vida, com clareza, raciocínio e equilíbrio e resgatar o interesse dos alunos pelos estudos; consiste em organizar a vida escolar do aluno quando o mesmo não consegue fazê-lo espontaneamente, com ações que promovam melhor uso do tempo, elaboração de agenda e dicas como estudar, como se preparar para a prova, como escrever um texto; apropriação dos conteúdos escolares.

Diante do baixo desempenho acadêmico, as escolas estão cada vez mais preocupadas com os alunos que têm dificuldades de aprendizagem, não sabem mais o que fazer com as crianças que não aprendem de acordo com o processo considerado normal e não possuem uma política de intervenção capaz de contribuir para a superação dos problemas de aprendizagem.

Neste contexto, o psicopedagogo institucional, como um profissional qualificado, está apto a trabalhar na área da educação, dando assistência aos professores e a outros profissionais da instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com