TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionario De Informatica

Dissertações: Dicionario De Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, faz-se necessário que se busquem diariamente instrumentos que visem à agilidade no processo de tomada de decisões. E um dos instrumentos que auxilia as organizações neste âmbito é a contabilidade de custos, objetivando suprir a gestão empresarial no que tange a um controle interno, capaz de ilustrar a competência operacional no desenvolvimento da atividade fabril e da prestação de serviços dessas organizações. Assim, o presente artigo aborda a relevância da contabilidade de custos no processo de tomada de decisões. A importância da apuração correta e legítima dos custos não só nas empresas de manufatura, como no comércio e no serviço, que auxiliam nos sistemas de informações contábeis, essenciais no desenvolvimento operacional, determinando custos e preços dos produtos e serviços. Torna-se imprescindível adentrar nessa área de grande sustentação e controle para as empresas, desvendando seus caminhos e alcançando seus objetivos.

RESUMO

A preocupação com custos teve início, basicamente, na Revolução Industrial, onde surgiu a necessidade de avaliar os inventários, sejam eles, de matérias primas, de produtos acabados, ou de produtos em processo; na verdade a contabilidade de custos teve seu processo evolutivo juntamente com o segmento industrial, este exigindo mais precisão e a outra correspondendo. A introdução de máquinas mais complexas, o surgimento da concorrência (disputa por consumidores no mercado) e o desenvolvimento de tecnologias de fabricação mais sofisticadas exigiram da contabilidade de custos o desenvolvimento de modelos mais adequados para apuração dos custos dos produtos fabricados. Nesta mesma época, teve início uma readequação da forma e da estrutura de governo, que obrigava a uma tributação correta sobre os ganhos das organizações, sendo estas, então, dirigidas para a aplicação de um novo e mais precisa ferramental destinado a comprovar os devidos valores dos tributos a recolher.

A apuração dos custos dos produtos fabricados era efetuada dentro da contabilidade formal da empresa, com dados ali disponíveis. O desenvolvimento da economia em geral obrigou às empresas a disporem de outros dados para suporte de seus sistemas decisórios, situação esta que criou as condições essenciais para o desdobramento da contabilidade em: Financeira e Administrativa. A primeira, com o objetivo de registrar as alterações patrimoniais e submeter os dados da empresa ao público em geral (inclusive o governo), enquanto a segunda, voltada para um público interno, é responsável pela apuração de dados destinados a subsidiar o planejamento, a controladoria, o estabelecimento de estratégias e outros subsistemas requerentes.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você aplique conhecimentos a respeito de custos de materiais; possa distinguir materiais diretos e indiretos e pratique cálculos de custos.

Passo 1

Tomar ciência dos ingredientes que farão parte da montagem dos produtos sugeridos pela Indústria Alimentícia Showdog Ltda., conforme abaixo. São dois produtos derivados da ideia do lanche estilo hot-dog:

Produto Hot-dog: uma unidade de pão de hot-dog (tipo bisnaga), uma unidade de salsicha de carne bovina, 40 gramas de molho de tomate pronto, uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Produto Hot-chicken: uma unidade de pão de água (tipo francês), uma unidade de salsicha de carne de frango, 50 gramas de molho rose (uma combinação de molho branco e molho de tomate vermelho), uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Passo 2

Executar os lançamentos de compras, com base na lista de matérias-primas e de itens de embalagem descrita.

Passo 3

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você intensifique as práticas sobre custos de produção, principalmente no que diz respeito a cálculos de rateio de custos, mediante entendimento de critérios de medição.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »