TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica. Treinamento de planejamento: conceitos e objetivos

Tese: Didatica. Treinamento de planejamento: conceitos e objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO - PEDAGOGIA

2º Semestre

Jeanny Leonel Ribeiro da Silva-RA 9505345706

DISCIPLINA: DIDÁTICA

1. Planejamento de Ensino: conceitos e finalidades.

2. Descreva sobre os tipos de Planejamento:

2.1. Plano de curso;

O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares. Sejam estas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior e cursos técnicos de qualquer nível.

A confecção do plano deve ocorrer na presença do grupo pedagógico da unidade escolar, atendendo à característica interdisciplinar e contextualizada estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A construção desse material gera entre os profissionais uma nova postura, ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras, visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos programáticos.

2.2. Plano de unidade;

O plano de unidade refere-se aos assuntos da disciplina que formam um todo completo e que são desenvolvidos no espaço correspondente a uma ou algumas aulas.

Importante notar que a elaboração de planos de unidade não impede que o professor proceda também ao planejamento de cada aula.

Para definir as unidades da disciplina, o professor cuidará para que estas sejam compreensivas e significativas. Compreensivas no sentido de serem constituías de assuntos afins, que apresentem relações entre si. E significativas no sentido de serem úteis e funcionais para os alunos.

2.3. Plano de aula.

O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma seqüência lógica dos temas trabalhados.

Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio.

3. Conceitue Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com