TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Práticas De Ensino

Trabalho Universitário: Didática E Práticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

CURSO PEDAGOGIA – 3º SEMESTRE

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

ADRIANA BUCÉLI ZANDONA VICENTE - RA (392294)

CRISTIANE MARTINS NOGUEIRA - RA (382246)

ERITÃ SALETH DE BRITTO COENE - RA (382255)

NATÁLIA CRISTINA LUGO DA GAMA - RA (380968)

RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE VIVÊNCIAS ESCOLARES

TUTOR À DISTÂNCIA MARIA CLOTILDE BASTOS

CAMPO GRANDE – MS

22 DE ABRIL DE 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO pág. 03

2. DESENVOLVIMENTO pág. 04

5. CONCLUSÃO pág. 07

6 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS pág. 08

INTRODUÇÃO

O espaço escolar é o lugar onde passamos grande parte de nossas vidas, e é sempre relembrado por todos, são momentos marcantes, inesquecíveis, onde o convívio em sociedade é inevitável, aliás, um dos propósitos da escola é fazer a socialização dos alunos, entre eles e com os professores e demais funcionários da escola, além da aprendizagem, a aquisição de novos conhecimentos. Então, além de fazer o aluno aprender, o professor tem tido outro grande desafio, que é o de educar seus alunos, pois temos percebido o quanto mudou o comportamento deles hoje em dia, há certo descaso por parte de alguns pais na forma de educar seus filhos. Nós sabemos que os tempos mudaram que as mulheres passaram a trabalhar o dia todo, mas isso não é motivo para deixar de educar e acompanhar seus filhos nos estudos, há sempre um tempo de se dar atenção e conversar com os filhos.

Propomos para ajudar os alunos um prática de leitura por meio de gibis, abordando os personagens da Turma da Mônica, que é divertido e estimulante para as crianças.

Vivências nos espaços escolares

Ao observar a rotina dos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, foi percebida a existência de simpatia e obediência dos alunos em relação à professora da sala, ficou claro que há amor no trabalho desenvolvido pela professora, com muito diálogo e compreensão, ela tem uma relação com eles que vai além da sala de aula. Esta professora, no ano passado, ficou tão comovida com a situação de dois alunos gêmeos da sua sala, onde a família deles foi despejada da casa onde moravam, e ficaram na rua, e os alunos começaram a faltar na escola, e ela foi verificar o que estava acontecendo, e acabou descobrindo e acolhendo estes alunos dentro de sua casa. Foi um gesto pra lá de humano, pois além de acolher, a professora conseguiu uma residência para eles e a mãe, resolvendo esta situação tão desesperada para estes alunos. Este foi um exemplo citado para se ter à dimensão do tamanho comprometimento da professora com seus alunos.

A maioria dos alunos deste 3º ano faz as atividades propostas com bom desempenho, é incentivada a fazê-las, com palavras de carinho, a professora estipula combinados com os alunos, dando uma rotina prazerosa entre atividades e brincadeiras, faz a escala do ajudante do dia, dando ao aluno oportunidade de ajudar e se sentir útil na sala, como por exemplo: apagar o quadro, distribuir as atividades fotocopiadas para os alunos, e ajudando no que for necessário ao decorrer da aula.

Ao bater o sino às 07h00 horas, os alunos se posicionam em fila, uma dos meninos e outra das meninas, e aguardam à hora da professora autorizar a entrada na sala. Depois a professora faz uma oração com os alunos antes de iniciar as atividades. E assim segue a aula, com didática de ensino de qualidade, se vê que os alunos aprendem e os que têm dificuldade demoram a fazer, mas também fazem as atividades propostas, e são avaliados através de provas e de participação na aula. Após 01h00min hora do início da aula, é servido o lanche para os alunos dentro da sala, e só depois de mais 01h00min hora é dada à hora do intervalo de 15 minutos.

A professora procura trazer novidades para a sala de aula, fala sobre temas da atualidade, além da grade que tem a cumprir. A professora sempre trabalha com datas comemorativas importantes, informando o que e por que aconteceram os fatos comemorados naquelas datas, para que os alunos saibam a importância dos acontecimentos do passado.

A aula não se dá apenas no ambiente da sala de aula, os alunos têm aula de Educação Física nas quadras, na sala de informática faz leitura de livros na biblioteca, e tem aula com TV e vídeo. Tudo é planejado pela professora, diversificando as aulas, para que os alunos não percam o interesse e despertem a vontade de aprender cada vez mais.

Não se pode negar que há alunos que tem grande dificuldade, aluno que vem de outra escola ou de lá mesmo, mas o desafio está aí, o professor não deve deixar este aluno de lado, pensar que não tem mais jeito, e sim acolher, se envolver no propósito de recuperar o aluno, de despertar o interesse e o gosto de aprender, e até de competir com os demais, de fazer este aluno se sentir incluso de fato no ambiente escolar, pois só assim se tornará um cidadão crítico, capaz de ter opinião e ser um profissional coerente e seguro de seus atos com responsabilidade.

A proposta será a utilização de gibi que permite desenvolver uma série de atividades, que vão desde a leitura e a interpretação das histórias, até a elaboração de diálogos. O Gibi tem linguagem visual o que é uma ajuda instantânea na evolução do conhecimento das palavras, diz a pedagoga Thais Ramos Nucci Zanetti.

Diante de um nível de menor dificuldade as crianças sentem-se mais leitoras, o que representa um forte estímulo no processo de alfabetização.

Pensamos em partir de um mundo atraente e colorido e encantado que eles gostam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com