TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática - Plano De Aula

Monografias: Didática - Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento Didático Pedagógico Diário – Educação Infantil- Jardim II.

*Temas Desenvolvidos na Roda de Conversa Informal (Conhecimento de Mundo, Linguagem Oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática):

Receber as crianças com afetividade, e cantar músicas diversas. Conversar sobre o final de semana . Apresentar para as crianças o tema que será desenvolvida do decorrer da aula: “Reciclagem e preservação do meio ambiente.” Mostrar as lixeiras da coleta seletiva , ler o livro “Pocoyo aprende á reciclar” , e também fazer o fantoche com caixa de suco ou de leite.

*“Dinâmica de Grupo” (Centros artes vizuais, matemática, construção, escolaridade, jogos de leitura, dramatização do lar, ciências):

Fazer a pintura dos lixeiras da coleta seletiva com tinta, mostrando que cada cor corresponde á um tipo de lixo. A azul é papel, vermelha é plástico, a verde é vidro, amarelo metal e marrom é orgânico. Desenvolver o fantoche.

*Movimento (brincadeiras dirigidas na área externa):

Meus pintinhos venham cá.

*História/ Poesia/Conto: “Pocoyo aprende á reciclar”

*Música/Dramatização: “É preciso parar de jogar lixo na rua”

*Avaliação: Aprendemos as cores das lixeiras da coleta seletiva.

A escolha do público alvo.

O público alvo escolhido foi turma de 4,5 anos, ou seja, o Jardim dois na Escola Pedacinho do Céu no Guará. A turma tem 21 alunos, sem muitas dificuldades de aprendizagem. Os recursos disponíveis na sala de aula são: o quadro branco, os livros literários, brinquedos didáticos assim para aprender é bem mais fácil. Existem 3 mesas grandes na sala onde quando vai se desenvolver alguma atividade é dividida a turma em dois grupos grandes e cada mesa faz uma atividade diferente sempre com a professora e auxiliar de classe.

A escola oferece aos alunos vários tipos de veículos informativos, eles tem acesso á revistas e livros através de uma biblioteca onde eles oferecem aulas de 15 em 15 dias para que os alunos despertem a vontade de ler. Além disso, toda sexta-feira os alunos escolhem livros para lerem durante o final de semana. Também através de uma brinquedoteca eles têm acesso á uma televisão com DVD para assistirem á filmes diversos. E passeios ao cinema são frequentes na escola. Ainda a escola oferece aulas de informática toda semana aos alunos e acontece em um laboratório de informática com computadores modernos e uma professora especifica para eles

O tema da aula é reciclagem, e preservação do meio ambiente. Será desenvolvido e mostrado para eles as lixeiras de coleta seletiva, mostrando que cada cor corresponde á um tipo de lixo. A azul é para se jogar papel, na lixeira vermelha joga plástico, da lixeira verde joga vidro, na lixeira amarela joga metal e na lixeira marrom lixo orgânico. Ler para eles o livro “Pocoyo aprende á reciclar”, pois é um personagem conhecidos deles e mostra na linguagem deles como em pequenos gestos podem ajudar a conservar o planeta onde eles vivem. E também ensinar eles á confeccionar um fantoche de cachorro feito com caixa de suco e de leite para mostrar para eles que podem transformar lixo em brinquedo.

Esse tema foi escolhido, pois é muito importante as crianças terem consciência sobre o futuro do planeta delas, saberem que atitudes erradas delas hoje podem se transformar em grandes consequências irreversíveis no futuro delas. Elas precisam ter noção que se jogarem um papel fora do lixo podem fazer com que aconteça uma inundação. Ajudar na conscientização do meio ambiente, que precisamos do meio-ambiente para sobreviver porque eles nos oferecem o mais importante para que sobreviver.

Elaborando objetivos didáticos.

A avaliação como instrumentos de emancipação humana.

A avaliar é um processo interpretativo, a avaliação é um meio onde o individuo supera as dificuldades desenvolvendo as habilidades e progredindo cada vez mais na sua aprendizagem, assume uma função básica formativa e diagnostica, se realiza em desempenho de objetivos previstos.

Ao começarmos um processo de aprendizagem temos uma tarefa concedida pelos nossos educadores a qual eles nos destinam a aprender a e estimular nossos sonhos,cultivar valores que vamos levar durante toda a vida,que sabemos argumentar,e que nos tornemos sujeitos a fazermos nossa própria historia.

É muito importante que se aprenda tudo aquilo que se ensina na escola,assim a avaliação tem como função possibilitar ao educador qualidades de constrições do estado em que o aluno se encontra.

Os instrumentos de avaliação de emancipação jamais podem ser utilizados como violência simbólica,e sim como um processo onde o aluno tenha uma interação com o professor,obtendo então uma transformação social adequada.

O educador precisa estar disposto para dar uma nova pratica a avaliação escolar,precisa estar preocupado com o desempenho que suas atividades pedagógicas terá ao longo do processo de aprendizagem do individuo.Para que essa mudança aconteça é preciso uma posição imposta pelo educador onde assuma um posicionamento pedagógico claro e especifico.É preciso também buscar novos rumos para a uma nova prática educacional.

Em uma perspectiva emancipatória de avaliação o professor precisa obter outro método,não somente ficar em discurso,precisa diversificar instrumento avaliativo aos alunos para que se obtenha observações ordenadas,trabalho em equipe,debate,dialogo,conhecendo portanto o conhecimento que o aluno já adquiriu.

A avaliação permite ao professor possua elementos de conhecimentos que torne o aluno capaz de situar um modo correto e eficaz,assim se permite verificar onde se deve melhorar o aspecto de durante o processo de aprendizagem.Portanto nesse aspecto a avaliação deveria ser dentro de um processo democrático de ensino,a maior importância no ponto de vista dos profissionais da educação.

É de extrema importância quando aos educadores quanto aos educando que compreendam o seu espaço de autoridade para construir uma nova sociedade, com novos passos.A avaliação emancipatória parte da colaboração do comprometimento com a mudança de padrões e com a formação de novos indivíduos,com isso transformando a realidade. A função principal da avaliação emancipatória e de fazer com que as pessoas indiretamente ou diretamente ligadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com