TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática e prática docente

Tese: Didática e prática docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

Centro de Educação a Distância - Universidade Anhanguera – UNIDERP

Polo: Barretos /SP

Curso: Pedagogia

Disciplina: Didática e Prática de Ensino

Título da Atividade:

Didática e Pratica de Ensino

Atividades de Práticas Supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Didática e Prática de Ensino, Prof. EAD: Profª Ma.Ausdy Castro Tutora Presencial: ProfªCurso de Pedagogia Pólo - 7297.

BARRETOS

2014

PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ... Leitura e Escrita

PÚBLICO – ALVO

1 Ano Ensino fundamental de 6 á 7 anos

JUSTIFICATIVA

Por serem essenciais na formação escolar, a leitura e a escrita merecem atenção específica dos professores das diversas áreas Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e imagens. Esse processo é potencializado pela escola, por meio da leitura e da escrita, o que nos dá acesso a grande parte da cultura humana. Isso envolve todas as áreas, pois, mais do que reproduzir o som das palavras, trata-se de compreendê-las. (MENEZES;2009)

Estimular a leitura é o passo para incentivar a escrita, a leitura se tornou essencial hoje e às pessoas utilizam para leitura: livros, internet, jornais, revistas, panfletos etc. E com isso grande parte do conhecimento das pessoas vem sendo adquirido através da leitura.

É necessário proporcionar ao aluno um contato com a leitura e a escrita procurando desenvolver seus conhecimentos e seu contato social usando de diversas praticas e gestos, esse processo de leitura e escrita é de grande importância na vida escolar do aluno principalmente nas series iniciais que já se pode desenvolver neles o habito de ler e escrever. Frente a isso se percebe a importância da leitura para uma construção futura de conhecimento e estes estarão mais dispostos a aprender, focando assim seus interesses nesse objetivo. Assim como é importante o desempenho do professor a ação da família é essencial tanto na leitura como na aprendizagem. A família deve incentivar a criança a ler, pois isso faz com que ela se espelhe tendo um habito copioso para a leitura.

OBJETIVOS GERAIS

Leitura na alfabetização inicial;

Possibilitar a ampliação da criança de inserção, interação e participação nas diversas pratica social;

Reconhecimento do alfabeto;

Contribuir no processo de aprendizagem do aluno da serie inicial;

Despertar o interesse pela leitura com atividades prazerosas;

Desenvolver a curiosidade pela leitura;

Criação de historias;

Reconhecimento do alfabeto;

Relação imagem/escrita;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Interessar-se por historias;

Observar e manusear diferentes materiais impressos;

Identificar a importância da leitura nas séries iniciais;

Desenvolver as diferentes habilidades na leitura e escrita;

Compartilhar experiência;

Contato com a escrita e leitura;

Iniciação da leitura;

CRONOGRAMA

As atividades deverão ser cumpridas no horário de aula das 7:00 as 12:20 com um intervalo de 20 minutos para o recreio

DESENVOLVIMENTO DA AULA

Vou iniciar a aula com um bom dia e uma oração de agradecimento pelo dia de hoje, e então entrar no foco principal onde será apresentado para os alunos um livro de historia que vai estimular o imaginário dos alunos e a criatividade. A historia escolhida será a “Historia Da Dona Baratinha”, que achou uma moeda e já pensou que estava rica e podia se casar por isso ficava perguntando quem com ela queria se casar e teve muitos pretendentes, mas todos não serviam, até que com um ratinho aceitou se casar e então começaram os preparativos para o casamento e toda a festança, O grande dia chegou, mas com a demora do noivo em chegar na igreja sem saber de nada dona baratinha cancelou o casamento e na volta para casa descobriu que o noivo havia caído na panela de feijoada, que estava sendo preparado para festa do casório.

Ela chorou de tristeza mas depois resolveu gastar seu dinheirinho para se divertir e pensou que não daria mesmo certo esse casamento, pois iria se casar com um ratinho que gostava muito mas da feijoada do que dela mesma.

Depois da historia contada, farei uma roda com eles para uma conversa na qual irei propor de como será o convite de casamento da baratinha usando uma cartolina farei com eles um convite coletivo para ser colocado na sala de aula.

E trabalharei com eles o conhecimento das letras fazendo a receita da feijoada para que fique registrada em seus cadernos e uma lista com nomes dos convidados para esse casamento no qual eles colocarão nomes de seus amigos da sala de aula. Depois do intervalo de recreio iniciarei com eles uma reflexão da historia com perguntas.

PERGUNTAS QUE SERIAM TRABALHADAS

Qual era a vontade dela?

Porque dona baratinha acreditava que podia se casar?

Porque ela escolheu o ratinho?

E porque recusou os outros pretendentes?

O que eles mudariam na historia?

Desenvolvimento esperado na de aula

Fazer com que o aluno se familiarize com a escrita por meio da participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com