TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diego Vanni

Pesquisas Acadêmicas: Diego Vanni. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 4

Esquematizar o sequenciamento do sistema transmissivo automotivo, desde o motor, até a chegada da transmissão aos pneus, através de um fluxograma ou ilustrações.

O motor gera a força necessária para movimentar a si ao conjunto de transmissão e o veículo. A força do motor primeiramente é transmitida ao volante do motor. O volante do motor possui uma massa pesada para promover a cinética entre o intervalo de tempo das explosões do cilindro. Em uma das faces está a pista de transmissão de força que vai fazer contato com a embreagem e daí por diante continuar transmitindo a força do motor até as rodas.

Fig. 1 - Disco de embreagem, peça de fricção e transferência de força na transmissão

A embreagem contém seu principal componente, chamado disco de embreagem. O disco de embreagem é pressionado pela força do platô que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.

Fig. 2 - Eixo Primário de engrenagem, fixas no eixo

Fig. 3 - Eixo secundário engrenagens livres

O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao disco de embreagem.

No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.

Fig. 4 - Conjunto, trambulador, varões e garfos de engate de marcha

Travada, a engrenagem transmite toda força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, das engrenagens movidas. O eixo secundário passa a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veículo.

Fig. 5 - Engrenagem travada no eixo secundário

Fig. 6 - mecanismo composto de tambor, luva, cone macho e fêmea, anel sincronizador e engrenagem

A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberação da força do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de saída no eixo primário que irá se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais velocidade ao veículo.

Fig. 7 – Diferencial que recebe a força exercida engatada, distribuindo para as rodas

Referências Bibliográfica

Sequenciamento do sistema transmissivo, disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Carros, acesso no dia 28 de março de 2013.

Frequencia da engrenagem, disponível em:

http://www.fis.unb.br/gefis/exper/prolego/eletro/freiomag.htm, acesso no dia 04 de abril de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com