TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Direito E Moral

Artigo: Diferença Entre Direito E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 2

Direto e legislação (atividade em grupo)

Diferença entre Direito e Moral

Direito, é o conjunto de normativas as quais tem como finalidade, regular e organizar a vida na Sociedade de maneira obrigatória, prescrevendo sanções no caso de sua violação.

O Direito, apesar de ter suas características distintas tem ligação com os ditames da Moral, porque o mesmo pode também estar inserido no âmbito da Moral.

Moral, por sua vez, é um conjunto de regras que são cumpridas sem que haja a necessidade de coação.

Qualquer indivíduo que cumpre tais regras e age sempre com consciência desse ato, automaticamente está enquadrado às regras dos ditames da moral.

Nem sempre a idéia de que tudo que é direto é moral será valida, até por que o Direito pode tutelar o que é amoral e até o que é imoral. Como exemplo do que pode ser amoral (nem moral e nem imoral), podemos citar a legislação de trânsito, que não afetaria em nada a moral; o que é imoral ( vai contra a moral), podemos citar a divisão idêntica de bens entre sócios, por mais diligente que seja um e ocioso o outro.

Podemos fazer uma distinção resumida entre Direito e Moral dizendo que, Direito é um conjunto de regras que só são seguidas por que as mesmas são co-agentes, isto é, são cumpridas apenas por que existem penas para o caso de seus descumprimentos; já a Moral é a vivência de boa conduta de forma espontânea, sem que haja algum tipo de co-ação.

De forma geral, Direito e Moral são duas determinantes de condutas socialmente corretas que apesar de terem características e forma de imposições distintas, de alguma maneira estarão sempre juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com