TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação ética, a moral e o direito

Artigo: A relação ética, a moral e o direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Artigo  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE SANTA TEREZINHA

UNIVERSIDADE UNIDERP-ANHAGUERA

CURSO DE TACNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

- Professora à Distância: Joyce S.V. Huber

- Professora Presencial: Cláudia Mello

Alunos:

ADRIANA FERREIRA DA CONCEIÇÃO - RA: 430.007.613-7

ALESSANDRO SANTOS METÓDIO - RA: 380.863.342-2

DAIANE COSTA GAMA - RA: 434.283.680-7

DIEGO ANDRÉ DA SILVA LIMA - RA: 387.672.514-2

RENATA CARVALHO - RA: 434.384.573-5

Taguatinga / 2012

INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho abordaremos temas sobre ética e o que a envolve, citaremos exemplos de ações de responsabilidade social que acontecem nas empresas e o papel das empresas com relação à sociedade e o meio ambiente.

1. O QUE É ÉTICA?

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

2. O QUE É MORAL?

Moral é uma palavra de origem latina, que provém do termo moris (“costume”). Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para agir. Isto é, a moral orienta relativamente às ações que são corretas (boas ou positivas) e aquelas que são incorretas (más ou negativas).

De acordo com outra definição, a moral é a soma total do conhecimento que se adquire sobre o mais alto e nobre, e que uma pessoa respeita na sua conduta. As crenças sobre a moralidade são generalizadas e codificadas numa certa cultura ou num dado grupo social, pelo que a moral regula o comportamento dos seus membros. Por outro lado, a moral costuma ser identificada com os princípios religiosos e éticos que uma comunidade acorda respeitar.

O conjunto de normas morais é denominado moralidade objetiva (existem como feitos sociais acima do fato de a pessoa decidir obedecer às mesmas). Em contrapartida, os atos através dos quais as pessoas respeitam ou viola a norma moral conformam a moralidade subjetiva.

3. O QUE É LEI?

A lei estabelece regras escritas ou não, para a sociedade que se delimitam por territórios, eles valem para uma determinada área geográfica, onde vive a população e seus delegados que impõem as leis.

Existem vários tipos de leis: trabalhista, ambientais, leis do município, do estado e da federação, que deve ser seguida por todos.

Esses três elementos de comportamento se diferenciam. A ética predomina suas relações profissionais, e busca justificar o certo do errado. A moral predomina suas ações pessoais sem delimitações. E as leis estabelecem regras de conduta.

Mas a ética, a moral e o direito estão interligados. A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em conjunto de regras, e as regras são as leis. Só que a moral atua de uma forma interna, ou seja, só tem um alto valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e o direito tem vários significados, ele pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar que é seu.

4. POR QUE A ÉTICA NOS NEGÓCIOS?

A maturidade é bem vista no comportamento corporativo das empresas, pois essas pessoas possuem um potencial máximo, ou seja, possui visão global e a habilidade de ver o todo, pensando de modo sistêmico.

Dentro de uma organização, há pessoas que apóiam e investem muito mais nos que são consideráveis superiores, acham que os que estão em uma posição inferior não necessitam de um suporte, oferecendo assim pouca assistência para que eles também possam vir tornarem-se superiores. Isso impede o crescimento das pessoas e as fazem estagnar impedindo o amadurecimento e se tornando antiéticas.

A Ford é um exemplo de como ser uma empresa ética nos negócios, na responsabilidade social e no combate a corrupção, não estando comprometida apenas em fazer excelentes produtos e construir uma estrutura robusta de negócios, mas sim em contribuir para tornar o mundo melhor, trabalhando de forma ética.

Em uma organização, na medida em que as pessoas evoluem com a ética, elas passam de criaturas para criadoras. Dentro do comportamento como criaturas: tudo tem de ser pedido ao chefe, ao superior ou a quem estiver no poder, mas na medida em que o individuo cresce ele passa a evoluir no sentido de torna-se um criador, vindo então a sensação de que pode criar qualquer coisa. Então a ética evolui para um nível mais alto: passando a fazer parte da criação, dos que desenvolvem o futuro.

5. É POSSÍVEL QUE A EMPRESA ÉTICA CONSIGA OBTER LUCRO COM ESSA PRÁTICA?

Philips é uma empresa que acredita na apresentação de ideias inovadoras para aumentar o bem estar das pessoas se destacando então na redução de emissões de carbono.

As empresas deveriam ser saudáveis funcionando organicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com