TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Digestão, Absorção, Transporte E Excreção De Nutrientes

Casos: Digestão, Absorção, Transporte E Excreção De Nutrientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  3.185 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera de Brasília

Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes - Peter L. Beyer

Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia/ L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott Stump-Rio de Janeiro: Elsevier, 2011

Taguatinga – 02 de Setembro de 2013

Em geral os nutrientes que estão presentes nos alimentos devem ser divididos em partes minúsculas, para assim ser absorvida pelo intestino.

O responsável por essa redução de partículas e moléculas e o sistema digestório fazendo com que essas moléculas fiquem cada vez menores e, portanto se tornando de melhor absorção.

Caso não funcione corretamente o sistema pode originar uma desnutrição mesmo com a alimentação correta.

Sendo a principal função do trato gastrointestinal retirar os macronutrientes como as proteínas, carboidratos, lipídios, também como absorver micronutrientes. Desempenha funções fisiológicas e metabólicas como absorção, digestão e secreção.

A digestão começa na boca, pois a mastigação vai reduzindo o tamanho do alimento que junto com secreções salivares contendo enzimas contribuintes para a quebra do alimento para absolvição.

As enzimas desempenham papel importante na digestão já que elas que promovem a hidrolise, com ajuda de alguns co-fatores como ácido clorídrico, bile e bicarbonato de sódio oferecendo estrutura para a digestão e absorção.

Um muco que e secretado pela mucosa do intestino grosso serve como protetora da parede intestinal, escoriações e atividade bacteriana unindo-se as fezes. Os íons de bicarbonato trocados pelos íons de cloreto auxiliam a anular um pouco da acidez produzida pela ação bacteriana.

Essa ação bacteriana pode tornar-se substancias tóxica como indol, amônia, aminas além de outros.

Algumas enzimas têm a capacidade de digerir amido, a amilase, por exemplo, contendo pH neutro e levemente alcalino tem ação de hidrolisar o amido mais ao entrar em contato com o ácido clorídrico fica inativa. Entre varias formas de carboidratos como a celulose e a pectina não são digeridas pela amilase nem pela pancreática e capaz de dividir suas ligações.

Alguns fatores afetam o nosso sistema digestório como a aparência, gosto, cheiro, e até o pensamento aumenta a secreção de hormônios, enzimas e líquidos.

O texto resenhado não e muito específico no assunto que propôs, não deixando claro alguns temas como transporte e deixando também o texto fora de equilíbrio, pois pula algumas partes e colocando outras no meio do assunto acabando não exemplificando claramente. Para melhor resultado do texto deveriam ter seguido o padrão que o titulo propõe em ordem para melhor aprendizagem do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com