TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dignidade Humana

Por:   •  16/9/2017  •  Ensaio  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

- O que você entende por dignidade humana?

Entendo que é uma atribuição às pessoas honestas e que honram seu nome, é a base para outros princípios, direitos e deveres naturais do homem. Uma pessoa digna, consegue tolerar coisas que não a agradam, para manter o respeito e a vida em coletividade, não afetando outra pessoa pelo fato de que ela não pense da mesma forma, ou não acredite nas mesmas coisas. É também o direito que cada ser humano tem de ser respeitado e valorizado como indivíduo, com suas características, pelo simples fato de ser uma pessoa.

- Qual é a relação entre dignidade e ética?

Acredito que há uma relação estreita entre dignidade e ética, pois a ética orienta o comportamento humano e sua postura na sociedade, enquanto que a dignidade faz com que o ser humano respeite o outro, para assim viver de forma mais harmônica e coletiva.

- Cite um exemplo atual em que não há respeito à dignidade humana. Justifique a escolha.

Ainda há muitos casos de bullying acontecendo, que são casos de violência física ou psicológica praticados a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, causando dor e angústia e sendo executado por pessoas que estão em uma situação de desigual poder. Estes atos deixam sequelas psicológicas às pessoas que sofrem e é realizado por indivíduos que se sentem mais poderosos, ou que estão em busca de poder, autoridade e dominação, destruindo assim a auto-estima de outro ser humano. Esse ato infelizmente ainda acontece com muita frequência, violando a dignidade humana e tirando a liberdade de outra pessoa, afinal não há liberdade que possa ser exercida sem um espaço social de solidariedade e empatia com o próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com