TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil

Exames: Direito Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Teoria geral do processo

Historia do Direito e a Historia do Brasil

Segundo o historiador de Direito e a historia do Brasil, Bacharel em Direito Cassio Schubsky, faz algumas revelações curiosas onde apesar de alguns notórios nomes do âmbito jurídico como Ruy Barbosa, apesar de ter uma posição de notoriedade nunca se quer foi jurista ,porem teve um marketing pessoal tão forte que o tempo fez ,tomasse destaca se no direito, porem para Cassio Schubsky outros pensadores do sistema jurídico brasileiro, como Clovis Bevilaqua, Teixeira de Freitas e o Barão de Ramalho, tiveram muito mais expressão para o sistema do judiciário brasileiro.

Clovis Bevilaqua foi o autor do código civil brasileiro de 1916 que vigorou ate 2003, devido este trabalho, serviu de base para o código civil que vigora hoje. Machado de Assis também teve sua contribuição no conteúdo jurídico.

Cassio Schubsky também fala sobre o funcionamento do Poder Judiciário, pois para ele, e para sociedade tem que passar por reforma, para ser mais eficaz e afastar a descrença que existe em relação ao Poder judiciário, pois a sociedade reclama da lentidão do judiciário e a sensação de ineficácia da aplicação das penalidades assim aplicada. Para Cassio a evolução do judiciário mudara a forma que os juízes, advogados, promotores e a sociedade veem o judiciário brasileiro.

Os juízes sempre tiveram poder, pois o poder judiciário no Brasil tem origem fidalga, ou eram nomeados pelo Rei, com isto os juízes de certa forma defendia os interesses de alguma minoria.

Com a constituição de 1988 houve mudança e maioria ou todos transformaram em servidores públicos, com isto houve uma mudança de mentalidade, no âmbito da atividade judiciaria, ele e um servidor publico e têm direitos e prerrogativas, e também obrigações, e hoje a vontade do povo e soberano diferente quando acontecia na época do rei que era o soberano. Para Schubsky a própria ritualística judicial e resquício da época do reinado e por isso tem que evoluir os hábitos judiciários e os operadores deste poder. Ele próprio tem convivido com juízes para escrever o livro sobre a história da Apamagis “ASSOCIAÇAO PAULISTA DOS MAGISTRADOS” o presidente Henrique Nelson Calandra e seu antecessor Sebastiao Amorim inspiram respeito pelas pessoas que são ,e exerce um convívio incomum ,uma atitude opressiva ,e o contrario disto são bastante consciente do papel de cidadão que ele exercem .

No que toca na linguagem jurídica o JURIDIQUES, Schubsky tem uma opinião muito discutida, pois a linguagem usada tem como principal objetivo manter uma distancia e criar um temor e reverencia aos operadores do judiciário e isto não acontece só no meio jurídico, os economistas, engenheiros, medicina e na politica também acontece isto tem como maior objetivo colocar as pessoas numa posição de soberba, e mostrar a posição de poder, isto para ele e muito ruim, mas também e técnico no âmbito processual ele e necessário Machado de Assis e muito técnico em seus livros, para Schubsky a reforma e necessário e precisa modernizar pois os processo e longo ,demorado e já há um movimento dos juízes para a democracia onde já há uma Associação dos juízes Federais , e a Associação dos juízes federais da São Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com