TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil

Artigo: Direito Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 1

Alteração do registro civil.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul autorizou a alteração do nome de um transexual. A mudança no registro de nascimento poderá ser feita logo depois da cirurgia de mudança de sexo. A decisão é da 7ª Câmara Cível. Cabe recurso.

O recurso foi ajuizado por um jovem de 23 anos contra a decisão de primeira instância, que negou o pedido de retificação de registro civil. No processo, alegou que desde os 16 anos usa nome de mulher e por isso passa por situações constrangedoras.

A relatora, desembargadora Maria Berenice Dias, acolheu os argumentos. “Há um descompasso entre o sexo anatômico e o psicológico, pois o transexual acredita ter nascido num corpo que não corresponde ao gênero por ele exteriorizado social, espiritual, emocional e sexualmente”, enfatizou.

Tendo em conta o caso acima narrado, pergunta-se:

1. O que vem a ser o registro civil de uma pessoa natural?

Resposta: A garantia de que a pessoa existe e esta apta a praticar certos atos que os rodeiam (cada um em seu determinado tempo), tem natureza declaratória e não constitutiva. Ex: nascimento, casamento, divórcio e obto.

2. A legislação civil brasileira prevê alteração de registro civil nos casos de transexualismo?

Resposta: Não existe nenhuma legislação que autorize, a jurisprudência de alguns tribunais pode permitir (alguns tribunais não são todos).

3. O que é transexualismo?

Resposta: É uma pessoa que nasce com um sexo e com o decorrer do tempo age com modos do sexo oposto e opta em realizar a cirurgia para troca de sexo. EX: uma criança do sexo masculino que com o passar dos anos toma gosto pelas atitudes do sexo feminino se considera então uma mulher. Após esse período e quando atinge a maioridade decide fazer a cirurgia para a troca de sexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com