TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Cvil

Artigos Científicos: Direito Cvil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DO CURSO DE DIREITO DO 1° SEMESTRE DA FACULDADE – ESTÁCIO

Todos os grupos realizaram as palestras na Escola Castelo Branco, em média os alunos tinham de 12 a 14 anos de idade, matriculados na referida entidade, os 7 grupos da Faculdade Estácio utilizaram material como: slide, panfletos, vídeos, cada grupo abordou temas diferentes, de grande discursões nos Tribunais, na sociedade e dentro de nosso próprio lar. O objetivo dos grupos foi levar para cada aluno, as informações os relatos de caso vividos, e também a prevenção que se deve ter em cada tema abordado, assim provocando dúvidas, no decorrer da palestra, essas interações e a troca de informação, fez com que o principal objetivo dos grupos fosse alcançado.

ASSÉDIO MORAL: Tema apresentado pelo 1° grupo, fala da falta de infraestrutura do sistema judiciário e dos órgãos responsáveis, também da falta de mais esclarecimentos sobre o crime do Assédio Moral, ainda é muito pouco discutido, as pessoas ainda se perguntam o que é o Assédio Moral?

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: Tema apresentado pelo 2° grupo, aborda os direitos fundamentais da pessoa humanas, da Lei 10.711/2003, que protege o idoso dos maus tratos dos abusos, onde os familiares, são os principais infratores, todos esses cuidados e direitos estão elencados no Estatuto do idoso, falaram também dos poucos órgãos, que prestam esse aparo ao idoso, por exemplo, a promotoria, em quanto em outras cidades existem delegacias para esses tipos de abusos, em Macapá não possui nem uma, e ainda a comunidade tem muitas dúvidas e dificuldades de fazerem as denúncias com relação ao abuso.

GUARDA E ADOÇÃO: Gostei desse Tema em particular, até porque tenho um filho adotivo, se divergem muita as opiniões sobre o assunto, a maioria de filhos adotados geralmente tem personalidades fortes, são extremamente sensíveis, respeitosos com os pais, claro que existem as exceções, mas e bastante comum vê famílias felizes com filhos adotivos. A burocracia em caso de adoção é demorada sim, mas devemos lembrar que para cada 10 crianças adotada uma sofre com abusos de casais despreparados para a responsabilidade que deverão ter em suas vidas.

PATERNIDADE SÓCIOAFETIVA: Vem sendo bastante questionado e discutido o assunto em jornais, revistas e até mesmo nas novelas, esse tipo de abuso é mais comum nas crianças de pais separados, todo o ser humano possui uma reserva de afetividade, o grupo desenvolveu sua pesquisas com base em testemunhos de experiências vividas, das brigas pelas guarda dos filhos judicialmente, a questão é que mesmo que os pais sigam caminhos opostos os filhos serão a única ligação entre os dois, a disputa só faz gerar na criança envolvida, medo social, culpa pessoal, desinteresse na escola, revolta com os colegas.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O principal objetivo do grupo foi aprofundar o assunto, já que a violência contra a mulher já não é mais um Tabu na sociedade, as mulheres estão denunciando mais, a Lei Maria da Penha, foi a mola propulsora, as mulheres já não se calam, o agressores respondem judicialmente e os processos refletem no futuro.

MENOR EM CONFLITO COM A LEI: O nobre grupo palestrou e edificou com mais esclarecimentos sobre o ECA, utilizou material como kits que proporcionou melhor o aprendizado dos alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com