TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Trabalho

Artigos Científicos: Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE ___________/____

Maria, nacionalidade, estado civil, diarista, RG, CPF, CTPS + série, com endereço na Rua, nº, Bairro, Município, Estado, CEP, vem à presença de Vossa Excelência, com base no art. 840 CLT c/c art. 282 CPC, propor

AÇÃO TRABALHISTA

Contra Dari Advogados Associados, personalidade jurídica desconhecida, com endereço na Rua, nº, Bairro, Município, Estado, CEP, com base nos fatos e fundamentos que seguem:

I- Fatos

A reclamante foi contratada no dia 01/08/2012, para exercer a função de diarista, realizando tarefas de limpeza.

Exercia atividade de segunda-feira a sexta-feira das 06:00h as 20:00h, e tinha apenas 1h de intervalo.

Em suas tarefas, a Reclamante utilizava a limpeza de banheiros onde eram utilizados produtos químicos nocivos a sua saúde.

No dia 15/02/2014, o Reclamado avisou para a Reclamante de que não seriam mais necessáriassuas atividades na empresa.

II- Fundamentos

1. Do vínculo de Trabalho

“São requisitos da relação de emprego, a prestação de serviços por pessoa física, com pessoalidade, de forma não eventual, subordinada e com onerosidade” (art. 2º e 3º da CLT).

Assim trata o doutrinador Mauricio Godinho Delgado:

“Informa tal teorização que eventual será o trabalhador chamado a realizar tarefa não inserida nos fins normais da empresa - tarefas que, por essa mesma razão, serão esporádicas e de estreita duração”.

Segundo Gustavo Filipe Barbosa Garcia:

“O empregado é sempre pessoa física (pessoa natural).”

[...] “pessoalidade significa a prestação dos serviços pelo próprio trabalhador, sem que seja substituído constantemente por terceiros,” [...]

[...] “não eventual, num primeiro enfoque, é aquele habitual, contínuo.”

[...] “subordinação, considerado o requisito de maior relevância na caracterização da relação de emprego, significa que a prestação dos serviços é feita de forma dirigida pelo empregador, o qual exerce o poder de direção.” [...]

Embora o trabalho de diarista por sua variabilidade, seja comum nas relações domesticas somente por exceção ele configura como vinculo de emprego, quando a prestação de serviço se dá em favor pessoa jurídica que desenvolva atividade econômica.

Segue transcrito a jurisprudência referente as condições de trabalho da relação de emprego:

Ementa: VÍNCULO EMPREGATÍCIO. DIARISTA. PESSOA JURÍDICA. RECONHECIMENTO. Embora o trabalho de diarista, pela sua variabilidade, seja comum nas relações domésticas, somente por exceção ele se configura como vínculo de emprego, quando a prestação de serviço se dá em favor de pessoa jurídica que desenvolva atividade econômica.

Imagem do Documento - Juiz Gilmar Cavalieri - Publicado no TRTSC/DOE em 21-10-2013

Valentin Carrion define o empregado doméstico como sendo:

“a pessoa física que, com intenção de ganho, trabalha para outra ou outras pessoas físicas, no âmbito residencial e de forma não-eventual” (Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 21 ed. SP: Saraiva, 1996. p. 42).

Observando o art 3º da CLT temos:

“Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”

Por fim, se a Reclamante se enquadrar na condição de trabalhador urbano, merece ser declarada a relação de emprego e assim, deverá ser reconhecido todos os direitos inerentes ao trabalhador, garantidos na CF/1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho.

1.1 ANOTAÇÃO NA CTPS E MULTAPELA OBRIGAÇÃO DE FAZER, ARTIGO 461 § 4º, DO CPC:

Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou, se procedente o pedido, determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.

§ 4o O juiz poderá, na hipótese do parágrafo anterior ou na sentença, impor multa diária ao réu, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatível com a obrigação, fixando-lhe prazo razoável para o cumprimento do preceito. (Incluído pela Lei nº 8.952, de 13.12.1994)

1.2 MULTA CONVENCIONAL

Alega a demandada que nenhuma convençãocoletiva celebrada durante a contratualidade preveem opagamento de multa convencional. Assevera, ainda, que amulta, caso seja devida, restringe-se a ação, e não a quantidadede cláusulas coletivas descumpridas. Diz que a únicaconvenção que pode ser utilizada é aquela em vigência nadata da rescisão contratual. Em consequência, busca queseja excluída da condenação as multas convencionais.

1.3 FÉRIAS

Art. 146. Na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido.

Parágrafo único. Na cessação do contrato de trabalho, após 12 (doze) meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias.

Art. 147. O empregado que for despedido sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguir em prazo predeterminado, antes de completar 12 (doze) meses de serviço, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de conformidade com o disposto no artigo anterior.

FÉRIAS E TERÇOCONSTITUCIONAL. PAGAMENTO FORA DOPRAZO LEGAL. DOBRA DEVIDA. APLICAÇÃODA OJ Nº 386 DA SBDI-1 DO TST E DASÚMULA Nº 40 DESTE TRT. De acordo coma Orientação Jurisprudencial nº 386 daSBDI-1 do TST e da Súmula nº 40 desteTribunal, é devido o pagamento em dobroda remuneração das férias, incluídoo terço constitucional, mesmo queusufruídas no período concessivo,quando não pagas integralmente dentrodo prazo estabelecido no art.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com