TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Trabalho

Artigos Científicos: Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Intolerância Contemporaneidade

Introdução

A proposta deste tem por objetivo retratar a intolerância na contemporaneidade, assunto pouco abordado atualmente na nossa sociedade, muitas vezes ouve-se falar em Religiões, Opção sexual, Raça, Etnia, Classes sociais, muitos afirmam que cada um tem suas escolhas e não se discutem. Será mesmo que é assim? Vivemos mesmo em sociedade harmoniosa? Uma sociedade de respeito, onde há diálogo de igual para igual? E que essas opções e crenças são realmente aceitas?

Tendo em aberto essas questões, procuro com esse texto questionar a posição da intolerância atualmente.

É uma falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar as diferenças, tendo muitas vezes um aspecto de ataque, repressão, massacres sendo estes fatos bastante debatido e vivenciado atualmente. Este é um problema muito antigo e vive enraizado ate hoje no mundo contemporâneo e não e preciso ir muito longe para encontrar sinais dessa profunda intolerância, podemos observar em filas de banco (Gestantes e idosos não sendo respeitados) em vagas para portadores de necessidades especiais esses são alguns exemplos dentre os milhares que convivemos no nosso dia-a-dia . A intolerância vem acompanhada de exclusão e preconceito, preconceito! Estar ai um problema que deveria ser mais debatido e exposto a sociedade ou seja nas Escolas, dentro de casa, principalmente nas redes sociais local de bastante acessos pelos jovens, digo jovens pois estão estes estão em aprendizagem, mais tamanho preconceito muitas vezes vem dos seus ancestrais, época da escravidão trazendo a exclusão como sucessão familiar e fazendo que seus descendentes tenha esta mesma visão preconceituosa. Também presenciamos muitas agressões a homossexuais tendo como exemplo o caso do estudante do curso de ciências sociais da UFPR que foi brutalmente espancado com socos, pontapés e pedrada, esse e um dos fatos dos milhares presenciado a todo dia. Portanto fica bem claro que há diversos aspectos no mundo que fazem com que algo tão antigo quanto a intolerância tome formas catastrófica e ate mortais.

Conclusão

Considero a intolerância como sendo um tema que tem gerado muita polemica pois é um fato subjetivo, tenho para mim que o preconceito pode ser o motivo da intolerância, que leva a discriminação seja por questões culturais, religiosas, homofóbicas, em relação a classes sociais , concluo também, que a intolerância tem as mais variadas forma, por exemplo o racismo , e atualmente um motivo de violência, os negros sofrem uma tamanha desigualdade social e econômica e consequentemente a exclusão social, gerando assim a violência por mais que exista leis parece que sempre haverá o racismo .Penso que para dar fim a essa intolerância tem que partir de cada individuo a vontade e o respeito para conviver com as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com