TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Trabalho

Trabalho Universitário: Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

A sigla BRIC foi criado por Jim O’Nill, um economista, que em 2001, para designar os quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países que estão em desenvolvimento, conforme projeções serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

O BRIC é uma associação comercial, e não um bloco econômico, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, onde a união visa à cooperação para levantar suas economias em índices globais.

Brasil, Rússia, Índia e China apresentam diversos fatores em comum, entre eles: grande extensão territorial, estabilidade econômica recente, Produto Interno Bruto (PIB) em ascensão, disponibilidade de mão de obra, mercado consumidor em alta, grande disponibilidade de recursos naturais, aumento nas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), valorização nos mercados de capitais; investimentos de empresas nos diversos setores da economia.

Características particulares para o desenvolvimento econômico de um país:

O Brasil é o que tem mais atrativos entre as nações do grupo quanto à possibilidade de receber investimentos de fora, pois foi elevado à posição de grau de investimento, pelas agências de classificação de risco Standad e Poor´s. como por exemplo:

- grande produtor agrícola.

- parque industrial diversificado.

- grandes reservas minerais, e com a descoberta da camada pré-sal será autossuficiente em petróleo e possível exportador.

- apresenta um grande mercado consumidor.

Conforme o relatório feito por O’Nill, o PIB do Brasil vai apresentar acréscimo de 150% até 2030 e chegará a US$ 2,4 trilhões, o que proporcionará ao país a quinta maior economia do mundo, atrás de gigantes como Estados Unidos, China, Índia e Japão.

Ele afirma que o Brasil precisa crescer uma média de 4% ao ano para atingir essa posição econômica.

Segundo O’Neill, a Rússia será a sexta maior economia do planeta em 2050. Os cálculos apontam que, em 2018, o PIB russo ultrapassará o italiano. Em 2024, será maior que o da França, e, nos anos de 2027 e 2028, a Rússia deixará para trás outros gigantes da economia como o Reino Unido e a Alemanha, respectivamente.

Entre os fatores que fortalecem a economia russa estão:

- apresenta grandes reservas de petróleo e gás natural.

- atualmente é o segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo.

- o país conta com a maior reserva de gás natural do planeta.

- apresenta um grande mercado consumidor.

A Índia teve inicio econômico em números significativos a partir de 1991, quando o governo do país começou a realizar o processo de abertura econômica, fato que começou a atrair investimentos internacionais. Como:

- possui profissionais qualificados em áreas tecnológicas, principalmente, de informática.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com