TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Trabalho

Trabalho Escolar: Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

O Processo é um livro onde o autor narra à história um bancário o Sr. JOSEPH k., que no dia em que completaria seus 30 anos de idade, foram surpreendidos em seus aposentos por dois guardas que além de usufruírem de seu dejejum que deveria ser seu, lhe deram voz de prisão, o mais interessante disso tudo é que o bancário achava que a visita desses dois homens fosse apenas uma peça de seus colegas de trabalho, pois não acreditava e nem entendia o que estava acontecendo. K. era um funcionário exemplar, pois tinha um cargo de grande responsabilidade, desempenhava com muita dedicação sua função, onde em pouco tempo obteve crescimento na empresa.

No decurso da historia, K. luta para que seja esclarecido este mal entendido, pois não sabia quem estava te acusando e nem de que estava sendo acusado, e em que lei estava sendo embasada esta acusação, também acreditava que no dia de seu interrogatório seria tudo esclarecido, mas ao chegar ao local do mesmo se deparou com um chefe de policia arrogante e agressivo, que, sem que e nem porque era agressivo a ponto de incomoda-lo. Contudo K. exigia esclarecimentos, porém inutilmente, já que nem o inspetor e nem os guardas sabiam o motivo de sua detenção.

Logo o caso do Sr. Joseph K. complica-se, parecendo tudo se tratar de uma conspiração do Governo o qual não teria escapatória. Em sua primeira Audiência Joseph K. percebe a oportunidade de declarar toda sua indignação contra o sistema judiciário que o acusava e de manter convicção perante sua inocência, contratou um advogado na esperança de ter alguma saída e também para obter informações sobre o seu caso, mas logo ele foi dispensado, pois não estava dando muita atenção ao processo dele.

Tudo o que ele diz parece coerente e logo houve um aplauso da assembleia que faz transparecer em um apoio ao seu discurso, porém logo Joseph identifica que todos os presentes na assembleia fazem parte do Governo, são todos funcionários. Tentou entrar em contato com o judiciário, mas teve pouco sucesso, o que encontrou foram muitos processos, sendo o dele apenas mais um que ficaria esperando por muito tempo. Todo o desenrolar do processo não lhe parecia verdadeiro, os acusadores e as testemunhas tinham atitudes duvidosas e absurdas.

No desenrolar da trama, Josef K. ao perceber a gravidade do fato, chega a ponto de questionar onde se encontra a justiça ou onde se encontra o Juiz, pois desta forma resolveu desistir de tudo pelo qual tentou lutar, ficando totalmente apático, e a beira da loucura. Pode-se até interpretar que no capitulo final, Josef K. veio a combinar com dois senhores que o matassem, e, assim atendido a seu pedido, terminado com sua tortura emocional e seu injusto julgamento.

CONCLUSÃO

No momento em que o autor escreveu esta obra, sem duvida era sim para criticar o sistema judiciário da época, pois era um sistema totalmente autoritário onde, sempre que alguém era suspeito de algo com certeza seria condenado mesmo que fosse inocente. Ao lermos esta obra acreditamos que pudessem ser reveladas varias possibilidades de que nosso principal personagem pudesse se defender através do sistema judiciário da época, porem as situações vividas por ele só nos deixou varias duvidas, pois cada vez em que tentava se explicar complicava-se cada vez mais, porque ate o momento não sabemos quem e porque lhe acusaram sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com