TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial. Direito comercial

Tese: Direito Empresarial. Direito comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  9.455 Palavras (38 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 38

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Direito Empresarial

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Direito Empresarial

Trabalho apresentado a disciplina de Direito Empresarial da Universidade Anhanguera- UNIDERP.

Professor: Luiz Manuel Palmeira

Tutor Presencial: Jeane Clesia C. C. Siqueira

Tutor à Distância: Tiago Monteiro Veloso

JARAGUÁ DO SUL / SC

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

ETAPA 1 5

PASSO 1 5

PASSO 1.2 7

PASSO 2 10

ORGANIZAÇÃO 10

HISTÓRICO 10

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 11

VISÃO 11

PASSO 3 11

PASSO 4 14

DESENVOLVIMENTO ETAPA 2 19

PASSO 1 19

PASSO 2 20

PASSO 3 21

PASSO 4 22

DESENVOLVIMENTO ETAPA 3 23

PASSO 1 23

PASSO 2 26

PASSO 3 28

PASSO 4............................................................................................................29

DESENVOLVIMENTO ETAPA 4 34

PASSO 1 34

PASSO 2 37

CONCLUSÃO 41

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 42

INTRODUÇÃO

O direito empresarial visa regular o exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços. Por este motivo ganha relevância o conceito jurídico de empresa uma vez que esta atividade irá delinear toda a aplicação das normas relativas à matéria.

Nesta ATPS estaremos mostrando os conceitos de Direito Empresarial, os aspectos legais para a abertura de uma empresa suas funções sociais, Sustentabilidade e Direito Cambiário.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolver a ETAPA 1

Passo 1 (Individual)

1 Pesquisar, os conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e sua evolução, e o Empresário.

Direito Comercial: O direito comercial (ou mercantil) é um ramo do direito que se encarrega da regulamentação das relações vinculadas às pessoas, aos atos, aos locais e aos contratos do comércio.

O direito comercial é um ramo do direito privado e abarca o conjunto de normas relativas aos comerciantes no exercício da sua profissão. A nível geral, pode-se dizer que é o ramo do direito que regula o exercício das atividades comerciais.

Pode-se fazer a distinção entre dois critérios dentro do direito comercial. O critério objetivo é aquele que diz respeito aos atos de comércio em si mesmos. Em contrapartida, o critério subjetivo relaciona-se com a pessoa que desempenha a função de comerciante.

O direito comercial não é estático, uma vez que se adapta às necessidades mutáveis das empresas, do mercado e da sociedade em geral. Porém, são sempre respeitados cinco princípios básicos: trata-se de um direito profissional (na medida em que resolve conflitos próprios dos empresários), individualista (faz parte do direito privado e regula relações entre particulares), consuetudinário (tem por base os costumes dos comerciantes), progressivo (evolui ao longo do tempo) e internacionalizado (adapta-se ao fenômeno da globalização).

Por fim, o direito comercial visa estruturar a organização empresarial moderna e regular o estatuto jurídico do empresário, entendendo-se como tal a pessoa que realiza atos de comércio. Por outro lado, os atos de comércio são aqueles que são levados a cabo com a finalidade de obter lucro.

Direito Empresarial: É o conjunto de normas jurídicas (direito privado) que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais (atividade econômica daqueles que atuam na circulação ou produção de bens e a prestação de serviços), bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas, conforme MAMEDE 2007.

Abrange a teoria geral da empresa; sociedades empresariais; títulos de crédito; contratos mercantis; propriedade intelectual; relação jurídica de consumo; relação concorrencial; locação empresarial; falência e recuperação de empresas.

Portanto, o Direito de Empresa passa a ser regulado pela codificação civil na Parte Especial do Livro II (arts. 966 a 1.195). Este livro, por sua vez, é assim dividido: Título I - Do empresário; Título II - Da Sociedade; Título III - Do Estabelecimento; e Título IV - Dos Institutos Complementares.

Este é o período correspondente ao Direito Empresarial contemplado no Código Civil. Leva em conta a organização e efetivo desenvolvimento de atividade econômica organizada.

Os empresários individuais e as sociedades empresárias são considerados agentes econômicos fundamentais, pois geram empregos, tributos, além da produção e circulação de certos bens essenciais à sociedade, por isso, a legislação garante a estes uma série de vantagens. Assim é que são deferidos institutos que dão efetividade ao princípio da preservação da empresa, de origem eminentemente neoliberal em razão da necessidade de proteção ao mercado, relevante para o desenvolvimento da sociedade em inúmeras searas, a exemplo da falência, da possibilidade de produção de provas em seu favor por meio de livros comerciais regularmente escriturados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com