TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial III

Trabalho Universitário: Direito Empresarial III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo I

1 – Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originaram-se da escassez de recursos de produção ?

R – Toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Essa é a questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao Maximo as necessidades humanas. A escassez associada as necessidades ilimitadas do homen, originam-se tas problemas.

2 – O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação ?

R – Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Ilustra como a escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

3 – Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

R – A curva indica todas as possibilidades de produção potencial de máquinas e de alimentos nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia irá operar no pleno emprego, ou seja, a plena capacidade utilizando todos os fatores de produção disponíveis.

4 – Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R – A união do fluxo real com o fluxo monetário, forma o fluxo circular de renda, demandas de bens e serviços, oferta de serviços dos fatores de produção, oferta de bens e serviços e demanda de serviços dos fatores de produção. Levando em consideração os fatores Mercado de bens e serviços (o quê e quanto produzir), As empresas (Como produzir) e p Mercado de fatores de produção (Para quem produzir.

5 – Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R - Bens de capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo, máquinas, equipamentos e instalações. Bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes). Fatores de produção chamados recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

6 – O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos ? Exemplifique.

R – Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas. Ex. Se o preço da gasolina aumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá. Argumentos normativos, relativos a uma analise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Ex. “o preço da gasolina não deve subir” expressamos uma opinião ou juízo de valor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com