TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial Tecnologia De Gestão

Monografias: Direito Empresarial Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CONCEITOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

SITUAÇÃO DO PANORAMA ATUAL DO BRASIL E DO MUNDO EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE 9

CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL 11

DIFERENÇA ENTRE DIREITO EMPRESARIAL E DIREITO COMERCIAL 12

EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA CIRAÇÃO DE UMA EMPRESA (REGISTRO) 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

INTRODUÇÃO

Proposta para implantação de ferramentas e práticas de Gestão e Redução de Impactos Ambientais da atividade para a melhoria dos processos e resultados da empresa INOXEL. Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).

Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.

Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores parceiros.

Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas idéias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.

A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seu destaque em produtos e serviços, tais como: - Caldeiraria industrial. - Estruturas metálicas. - Vasos de pressão e Tanques estacionários. - Silos, Chaminés e Ciclones. - Filtros manga. - Plataformas e Escadas. - Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações. - Grades, Stop-log e Comportas. -Montagens industriais. - Produtos e equipamentos sob projeto. - Lavadores Industriais. - Lavadores de Gases. - Equipamentos para empresas automobilísticas. - Lavadores. - Túneis. - Tanques.

Com a fusão o grupo se preocupou com o meio ambiente implantando uma gestão voltada à preservação, treinamento com seus funcionários voltados a qualidade de vida.com a terceirização dos seus produtos a empresa se preocupou em mostrar para seus fornecedores que esta empenhada a desenvolver projetos de reflorestamento e de redução de poluir se preocupando com o reflorestamento. Os Sistemas de Gestão da Qualidade implementados com base na norma ISO 9001 fez com que a empresa tenha foco na satisfação dos clientes e na preocupação com a melhoria contínua em garantir a conformidade de seus produtos e serviços Assim, com a certificação, a empresa assegura que seu processo produtivo é confiável e está em conformidade com as exigências de seus clientes, além de ter sua marca valorizada no mercado.

O final do século XX e este início de século XXI têm sido para as empresas, empresários e mesmo executivos e funcionários do Brasil tempos de aprendizagem de como trabalhar numa economia estável. Acostumadas à selvagem inflação que nos assolava há décadas as empresas e os consumidores haviam desenvolvido mecanismos de proteção que, se não eram totalmente eficazes, pelo menos faziam com que a empresa sobrevivesse. Veio o Plano Real e com ele a estabilidade que desconhecíamos. As empresas tiveram que, novamente, se ajustar a processos novos como uma nova visão dos preços relativos, agora conhecidos pela população.

Começamos, a saber, o que é "caro" e o que é "barato" e o povo começou a ser mais exigente mais seletivo em suas compras, a descobrir o conceito de "valor" agregado às compras que faz. O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e conseqüentemente direciona novos caminhos na sua expansão. As empresas devem mudar seus paradigmas, mudando sua visão empresarial, objetivos, estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seu produto, adaptando-o a nova realidade do mercado global e corretamente ecológico.

O paradigma atual de desenvolvimento é um modelo meramente capitalista que visa o lucro máximo. Portanto, o crescimento econômico em si gera bem-estar a sociedade e ao meio ambiente é apenas um bem privado, no que se refere a produção e descarte dos seus resíduos. Dentro desse processo, ao longo ao longo dos últimos 30 anos, pode-se afirmar que os recursos naturais são tratados apenas como matéria-prima para o processo produtivo, principalmente no processo produtivo industrial.

O que aconteceu é que este modelo, da maneira como foi idealizado, não é sustentável ao longo do tempo. Ficou claro que os recursos naturais eram esgotáveis e,portanto, finitos, se mal utilizados. Assume-se que s reservas naturais são finitas e que as soluções ocorrem através de tecnologias mais adequadas ao meio ambiente. Devem-se atender as necessidades básicas usando o principio da reciclagem.

Nesse aspecto, as empresas têm um papel extremamente relevante. Através de uma pratica empresarial sustentável, provocando mudança de valores e de orientação em seus sistemas operacionais, estarão engajadas a idéia de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Na INOXEL existem vários tópicos para uma gestão de excelência tais como: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Os Critérios de excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com