TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Na Grecia Antiga, Por Lucas Ledo

Artigos Científicos: Direito Na Grecia Antiga, Por Lucas Ledo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

Grécia

Torna-se uma tarefa muito árdua falar em importância da Grécia para o direito, uma vez que, qualquer tópico relacionado ao direito tem um pedaço da historia grega envolvida em sua evolução.

Ao se falar em Grécia automaticamente vem à mente do estudante de direito os três grades filósofos, Sócrates, Platão e Aristóteles que foram partes principais para a evolução não só do direito, mas da sociedade humana como um todo.

Sócrates um dos mais brilhantes filósofos da historia da humanidade, com sua mente extraordinária revolucionou o direito a ponto de ser considerada, a divisão, o marco dos períodos do direito, dividindo-o em pré-socrático, socrático e pós-socrático.

A Grécia antiga não era tão organizada como é nos dias atuais, na verdade, a cultura grega foi a soma de muitas cidades individuais e de um grande numero de povos independentes. Cada cidade, polis, tinha seu próprio governo, mas todos faziam parte de um mesmo grupo, unidos formaram a Grécia clássica, ao longo de todo o mar mediterrâneo havia milhares de polis, mas algumas ficaram mais conhecidas que outras na historia, com Esparta. Esparta uma cidade-estado grega tinha como uma de suas principais características ter sido um estado oligárquico e militarista.

Seu objetivo era fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos e bem treinados e para isso desde cedo as crianças Espartanas saldáveis ingressavam para o exercito para treinar com os outros soldados e ficavam pertencentes ao exercito Espartano até por volta dos sessentas anos de idade, idade avançada se considerarmos a expectativa de vida da época.

Outra cidade-estado, ou polis, como ficaram conhecidas as cidades que formavam a Grécia, muito importante na história da Grécia clássica, sem duvida foi Atenas. Atenas foi uma das cidades mais importantes daquela época e hoje e um o símbolo da cultura grega. Um grande governador de Atenas na historia grega foi Péricles, ele acreditava que umas das formas de honrar a deusa Palas Atenas era fazer de Atenas um lugar ideal para os artistas, os cientistas e os filósofos morarem e trabalharem, foi em Atenas que viveram Sócrates, Platão e Aristóteles. Foi lá também que começou pela primeira vez em todo o universo a se construir a ideia de democracia. Democracia, que significava governo do povo, ou seja, todo cidadão livre nessa democracia poderia participar e debater sobre as decisões do governo. Essa ideia se aprimorou no tempo ate chegar ao que atualmente conhecemos como democracia, um pouco diferente do que pensaram os filósofos atenienses, mas sem perder a hegemonia principal, criadas e desenvolvida por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com