TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal II

Casos: Direito Penal II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: CCJ0007 - DIREITO PENAL I

SEMANA 1

CASO CONCRETO

1) Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor.

Ricardo, atrasado para pegar seus filhos no colégio, ao pegar seu carro não coloca o cinto de segurança. No trajeto, ainda que dirigindo numa velocidade compatível como local, um policial percebe a ausência do cinto e lhe aplica uma multa. Assim, considerando que Ricardo praticou um ilícito, violando o art. 167 do CTB (lei 9.503/97) é possível afirmar que ele praticou um crime, uma vez que será sancionado? Assim, é possível afirmar que todo ilícito configura crime? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.

R: Não se pode afirmar que foi praticado crime, pois a sansão aplicada nesse caso é apenas educativo, pois nem todo ato ilícito pode ser considerado crime, pois não é crime apenas aquilo que o legislador diz sê-lo, já que nenhuma conduta pode materialmente se considerada criminosa uma vez que não coloca em perigo valores fundamentais da sociedade, e nesse caso não esta prevista no CTB que seja crime dirigir sem o cinto de segurança, a punição neste caso é administrativo e não penal, pois não fere ao bem jurídico de terceiros; Para justificar e fundamentar essa questão podemos aplicar o principio da legalidade – pois não há crime sem lei anterior que o defina- sendo desta forma configurado o principio da reserva legal, pois trata-se de atos administrativo não tendo tratamento na esfera penal.

2) Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um?Mal necessário? À sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercerem um controle social formal e institucional que atenda a toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:

X c) O Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei. (RESPOSTA CORRETA)

3) Segundo a aula ministrada sobre as fontes do Direito Penal, assinale a alternativa incorreta:

Xc) As medidas provisórias, atos normativos exclusivos do Presidente da República, embora com força de lei, não são lei, por isso não podem tratar matéria criminal (RESPOSTA CORRETA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com