TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Trabalho

Monografias: Direito Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

9-QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS

Diante da impossibilidade do atendimento pleno das necessidades humanas em virtude da escassez de recursos, quatro questões são levantadas, sendo que suas respostas envolvem o problema fundamental da economia, isto é, o problema da escassez.

A primeira pergunta diz respeito à natureza das necessidades humanas:

O QUE PRODUZIR?

A resposta significa identificar as necessidades e, conseqúentemente, o que irá satisfazêlas. Dessa forma, a sociedade deve saber que precisa produzir, por exemplo, alimentos, roupas, casas, estradas, escolas etc.

A segunda pergunta implica determinar quantitativamente o produto necessário à satisfação das necessidades:

QUANTO PRODUZIR?

Essa questão complementa a anterior e tem sua importância definida na medida em que, como já vimos, é impossível produzir em quantidades ilimitadas todos os bens necessários. Se imaginarmos que todos os recursos disponíveis de uma economia estão sendo utilizados no processo produtivo, atingiremos um limite na produção de bens e de serviços. Nesse caso, se quisermos aumentar a produção de um bem qualquer, teremos de diminuir a quantidade de produção de outro ou outros bens.

A terceira questão envolve um problema de ordem técnica:

COMO PRODUZIR?

Para que se obtenha um determinado bem ou serviço, é necessário empregar os fatores trabalho, capital e recursos naturais. Entretanto, a proporção em que esses recursos serão combinados vai depender da abundância ou da escassez de cada um deles. Portanto, é natural imaginar que, numa economia em que o fator trabalho é mais abundante que o fator capital, a produção empregue uma quantidade proporcionalmente maior de trabalho.

A quarta questão está diretamente relacionada ao consumo, à satisfação das necessidades dos indivíduos:

PARA QUEM PRODUZIR?

A resposta a essa pergunta resolve o último problema da questão da satisfação das necessidades humanas. Ela vai nos dizer de que forma será distribuído o produto do trabalho coletivo aos elementos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com