TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito paradigma

Projeto de pesquisa: Direito paradigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 2

Como formar e educar sujeitos nas organizações, sem saber como opera o mundo do trabalho e as exigências que ele coloca para os profissionais da atualidade?

Quais os limites e as possibilidades impostos pelo contexto econômico e político para a formação profissional dos sujeitos que atuam nas diferentes organizações?

Sem essa compreensão, é impossível educar de modo crítico e comprometido com os interesses dos trabalhadores

Essas duas aulas vão apresentar as transformações que o mundo do trabalho vem vivendo desde a segunda metade do século passado e que têm impactado a sociedade atual, expandindo em seu interior os processos educativos

o paradigma fordista, entendido criticamente como uma importante etapa do processo de acumulação capitalista. Este paradigma se solidifica no plano internacional após a segunda guerra mundial.

a expansão capitalista que ocorre até meados dos anos 70, pautada em um paradigma tecnológico e em um modelo político que regulava essa expansão: o Estado de Bem Estar Social.

a crise do paradigma fordista

o novo cenário econômico e político que a ela se sucede

PARADIGMA FORDISTA - CONCEITUAÇÃO

O paradigma fordista ou fordismo pode ser entendido como um regime de acumulação assentado sobre um uma forma específica de organizar o trabalho: o chamado paradigma tecnológico fordista. Esse paradigma tecnológico estava fundamentado numa produção e num consumo de massas, em economias de escala e a produção se realizava em uma estrutura de base rígida, metal mecânica.

Esse regime de acumulação fordista estava associado a um determinado modo de regulação, a um marco institucional – o Estado de Bem-estar social, que implementava amplos sistemas de seguridade social e atendia a demandas sociais de vários tipos, regulando o processo de acumulação capitalista.

MAQUINÁRIA

Na sociedade capitalista, a história da relação capital/trabalho, corresponde à história da submissão do trabalho humano ao capital. Essa relação caminha da submissão formal à submissão real do trabalho ao capital.

Na história do capitalismo foram três as formas de organização do trabalho:

Cooperação Simples

Manufatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com