TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Trabalho Universitário: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  3.650 Visualizações

Página 1 de 2

mostram as figuras, todas, com criticas ao descumprimento gritante da declaração dos direitos humanos. Na primeira imagem, observamos uma fila de cidadãos “menos favorecidos” que por algum motivo buscam o exercício de seus direitos, buscam dignidade, o que corresponde ao direito de toda pessoa humana em ser respeitada, tanto a sua essência quanto os seus direitos, inclusive o de moradia digna, comida e saúde. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Na imagem citada, a primeira, onde, quem esta na fila recebe seu “exemplar” da declaração universal dos direitos humanos, é atendido por outro também cidadão, porem visivelmente em melhor situação “social”, essa diferença é tão gritante que é perceptível em uma única imagem sem nenhuma legenda. Na imagem 2 que nos mostra uma família, moradores de rua. Segue o diálogo entre o homem, lendo um jornal, e a mulher, sentada no chão ao lado dele, com bebê no colo e um menino atrás dela:

Homem: "Todo brasileiro tem direito à moradia..."

Mulher: "Agora lê aquele pedaço bonito que fala de comida, saúde..."

A imagem é uma charge de Miguel Paiva, em O Estado de S. Paulo, de 05/10/1988, edição histórica, pag. 3.

Podemos perceber que o direito e a moral se confundem, pois tanto um quanto o outro estabelecem que o homem deva buscar as coisas necessárias à realização de seu destino e, consequentemente, tem o direito de realizar este destino, bem como às coisas necessárias para realizá-lo, como observamos nas outras duas imagens que retratam muito bem os direitos violados do homem à existência, à liberdade pessoal e à procura da perfeição da vida moral. Além disso, pressupõe o direito de escolher o próprio destino pessoal, pelo simples fato de ser livre. A pessoa humana é sujeito de direitos e justamente por isso é uma pessoa. Há coisas que pertencem ao homem por direito, simplesmente porque é homem e cidadão de direito.

Ao debater os textos lidos e pesquisados, analisarmos as imagens disponibilizadas, chegamos à conclusão que o Brasil de hoje no que se refere a Direitos Humanos, na imagem 3, podemos concluir que há uma herança escravocrata, que originou uma forma de pensar indiferente com relação à desigualdade, à violência e à exclusão. Age-se como se fosse natural o convívio entre a opulência e a pobreza ou que as regalias de poucos se misturem com a omissão dos direitos da maioria. O processo de exclusão social chegou a tal ponto que a maior eficiência das políticas universais, apenas, não é suficiente para combater as grandes desigualdades existentes. E ao cidadão presente em todos os segmentos da sociedade cabe fazer a sua parte para valer os princípios humanos que promovam o fim de tão cruéis diferenças.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos 13/10/12

http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/lilith-abrantes-bellinho.pdf 13/10/12

http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/lilith-abrantes-bellinho.pdf 13/10/12

http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com