TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Artigo: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Como seria a consulta popular que nosso governo faria, caso fossemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o Parlamentarismo ?

Para que possamos debater que tipo de consulta nosso governo faria, primeiramente precisamos deixar claro que o sistema que rege o nosso país é o Presidencialismo, onde todos os cidadãos têm direito ao voto, ou seja, um mendigo, um presidiário ou analfabeto, perante a lei todos são iguais e seus respectivos votos tem o mesmo valor.

Caso o nosso governo resolvesse realizar uma votação pelo Parlamentarismo, todos os cidadãos deveriam ser consultados, porém não adiantaria o congresso nacional elaborar o projeto e depois repassar ao povo para que fosse aprovado ou rejeitado, ou seja, um referendo. É preciso que o povo seja consultado previamente, é necessário ouvir a voz que emana da população, e caso essa ideia seja aprovada, aí sim ela deve ser encaminhada ao congresso nacional, para que seja elaborado como será composto o novo regime governamental, ou seja, então, deveria ser realizado um plebiscito para saber a opinião popular.

Agora o que vem ao caso é saber se essa questão seria aprovada ou não, pois exercemos a democracia direta, e caso essa proposta fosse aprovada passaríamos a exercer a democracia indireta, no caso a população brasileira já tem uma cultura presidencialista, e seria bem difícil uma aceitação de outro tipo de regime. Não há o porquê de uma mudança, afinal o brasileiro já conseguiu importantes avanços, conseguiu inúmeros direitos e a mudança de regimento seria um retrocesso, a verdade é que temos muita coisa a aprimorar na nossa constituição, pois estamos no caminho certo, o que precisamos é de governantes dispostos a aprimorar as leis, assim seremos um justo, onde realmente todos serão iguais perante a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com