TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Casos: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

GUARULHOS

2013

DIREITOS HUMANOS

“Aprovada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos contou com a participação de vários países do globo. A Declaração foi influenciada diretamente pelos17 artigos da Declaration des Droits de L’Homme et du Citoyen, artigos surgidos na Revolução Francesa em 1789. O texto do documento foi escrito pelo canadense John Peters Humphrey.

Apesar de não possuir obrigatoriedade legal, a Declaração dos Direitos Humanos é geralmente usada como sustentação para dois tipos de tratamento de força legal dos direitos humanos da ONU: o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Tratado Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, além de ser comumente citado em meios acadêmicos, entre cortes institucionais e por advogados. Segundo o documento, todos possuem direito a vida, liberdade, educação, alimentação, saúde, habitação, propriedade, participação política e lazer.

Lembre-se que é responsabilidade da Administração da União a clara divulgação de informações sobre a Declaração dos Direitos Humanos. Porém, compete ao cidadão fiscalizar seus direitos e exigi-los quando não concretizados, de maneira a universalizar o bom uso da democracia.”.

Leonardo Telles Bigio

APRESENTAÇÃO DO TEMA

Abertura

Todos já ouvimos falar sobrea Declaração Universal dos Direitos Humanos, e até conhecemos algumas de suas leis como: “Todos os seres Humanos nascem livres e iguais”, “Todo ser humano tem direito à vida, a liberdade...”, “Todos são iguais perante a lei...”, “Todo ser humano tem direito a liberdade de opinião e expressão...” entre muitos outros. Porém, o que percebemos é que na prática, muitos deles não são cumpridos ou respeitados, como por exemplo: “Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde, bem estar inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis...”.

Para assegurar que tais direitos básicos sejam cumpridos e respeitados, dependemos da formulação de e da fiscalização de leis implantadas pelo Estado através de seus representantes. Porém, nem sempre aqueles que deveriam zelar pelo bem estar da nação, estão comprometidos com a busca pela igualdade social, cabe-nos, então, buscar o conhecimento daquilo que é por direito inerente a nossa existência humana.

Teatro

Certo dia ao iniciar sua aula, um grupo de alunos, pensando serem superiores aos outros, resolveram por em pratica uma atitude que, com certeza, não agradaria uma de suas colegas. Joana, uma aluna afrodescendente, vinha sofrendo com o racismo de seus colegas. Os alunos, em geral, evitam a sua companhia, mas nesse dia resolveram ignorá-la excluindo-a da formação de um grupo para realização de um trabalho desenvolvido em sala, fazendo piadas pejorativas a seu respeito. Tais colegas não interagiram com respeito, devido à etnia de Joana, que, por sua vez sentiu sua dignidade afetada. Ana, professora da classe, percebendo o que estava ocorrendo em sua aula, constatou que a situação era insustentável, visto que Joana, uma aluna de desempenho regular demonstrou muita tristeza, desinteresse e apatia diante do estudo e da interação proposta. Percebendo a gravidade, Ana resolveu passar o caso para a diretora da escola no intervalo de sua aula, com o objetivo de buscar soluções para o problema, colocando em prática leis de que garantem igualdade a todos. Enquanto os alunos estavam no intervalo, o assunto era debatido na sala dos professores: Como tratar esse caso? Como apoiar essa aluna? Como deixar claro aos outros que suas atitudes eram nocivas e improprias? Tais perguntas precisavam ser respondidas. A diretora lembrou-se de um material que havia produzido enquanto frequentava as aulas de Educação e Diversidade, na sua formação superior, e que o mesmo, por coincidência estava em um pen-drive, dentro de sua bolsa. Repassou o mesmo para a professora Ana. Ao retornarem para a classe os alunos se depararam com uma apresentação em Power Point.

Apresentação Slides

Teatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com