TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Artigos Científicos: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1) O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.

a) Cite quais são atualmente, os dez membros transitórios que compõem o Conselho de Segurança da ONU:

Os 10 membros transitórios são:

Guatemala

Azerbaijão

Togo

Marrocos

Paquistão

Argentina

Austrália

Ruanda

Luxemburgo

Coreia do Sul

b) Quando foi a ultima participação do Brasil neste orgão¿

Em 2010 á 2011, quando estava entre os 10 membros transitórios que compõe o Conselho de Segurança da ONU. O Brasil foi o membro eleito mais vezes para o Conselho do que qualquer outro Estado da ONU.

c) Explique a principal razão da designação dos cinco países que ocupam a cadeira permanente neste órgão

Esses 5 países que tem cadeira permanente entraram no final da segunda mundial para substituir a Liga das Nações, por isso são permantes eles também tem a função de fiscalizar os países transitórios. Com objetivo de deter guerra entre países e para fornecer uma plataforma de dialogo. A china foi imcorporada depois, no inicio eram apenas 4.

2) Em 01/03/2014, a Ucrânia pediu uma reunião de emergencia do Conselho de Segurança da ONU para que se possa agir rapidamente e deter a agressão russa na Crimeia, e acusou Moscou de violar brutalmente a Carta da ONU, sobre este assunto, responda às questões propostas:

a) Explique qual é o principal motivo da invasão/ataque russo à Ucrânia¿

O conflito reflete uma divisão interna na Ucrânia, onde querem minimizar os direitos de algumas minorias, pricipalmente as que falam russo. A Russia alegando estar protegendo a maioria russa que mora na região da Criméia decidiu mandar suas tropas para a região, aparentemente a população se posiciona a favor da intervenção Russa.

b) Explique qual é a relação deste caso com os Direitos Humanos¿

A relação é que a Ucrania é um Estado independente e a ONU permitindo essa invasão ela estará apoiando uma guerra e indo contra sua função principal que é manter a paz socioal entre Estados e países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com