TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Monografias: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

Dentre as várias formas de violações de Direitos Humanos, a variação é tão grande que não carecemos de muito esforço para aqui colocar exemplos, no entanto estes são alguns:

Abuso infantil — 40 milhões de crianças com menos de 15 anos sofrem de abusos e negligência. (Fundação das Nações Unidas para a Infância, 2008)

Violência de Gangs - 100% das cidades com população igual ou superior a 250 mil relatam a atividade de gangs. (Ministério da Justiça dos EUA) Trabalho infantil — 246 milhões de crianças, uma em cada seis crianças com idades entre 5 a 17 anos, estão envolvidas em trabalho infantil. (Organização Internacional do Trabalho, 2002)

Crianças–soldados — A UNICEF estima que mais de 300 mil crianças menores de 18 anos estão atualmente a ser exploradas em mais de 30 conflitos armados em todo o mundo.

Enquanto a maioria das crianças–soldados estão entre as idades de 15 e 18, alguns são tão jovens quanto sete ou oito anos de idade. (Departamento de Estado dos EUA, 2005)

Tráfico de seres humanos — estima–se que existem 27 milhões de pessoas no mundo que estão escravizadas.

Anualmente entre 600 mil e 800 mil pessoas são traficadas através das fronteiras internacionais. (Relatório de Tráfico de Pessoas do Departamento de Estado dos EUA, 2006)

(http://br.youthforhumanrights.org/voices-for-human-rights/human-rights-abuses.html; acessado ás 09 h 21min; do dia 23/04/2013)

Cabe lembrar que em nosso país há grandes violações de Direitos Humanos quanto á falta de subsídios para a formação do indivíduo, dentre elas está a falta de uma estrutura educacional digna para tal formação. Conspira dentro da administração pública várias linhas de pensamentos, achando que o poder deve ficar nas mãos das minorias, isto é fato. Brigas políticas das mais variadas formas colocam dúvidas a respeito da democracia que vivemos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Publicado no dia 23 de abril de 2013.

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

O comportamento ético no processo de consolidação dos Direitos Humanos é de bastante complexidade. Não basta saber o que é certo ou errado, saber o que é bom ou ruim, flutuar entre o bem e o mal, justo ou injusto. Enquanto a ética esta vinculada a estes assuntos, existe por de traz deste comportamento a moral que é um conceito de valor. O que talvez seja ético para você possa não ser para outras pessoas. Veja que ética e moral podem caminhar juntas e estão dentro do Direito positivo e Direito natural. A de se entender que Direito positivo compreende um conjunto de regras estabelecidas pelo poder político em vigor de um país, em uma época determinada (leis, tratados internacionais, códigos, etc.). É o Direito cuja existência não é contestada por ninguém. O respeito aos Direitos Humanos carece e muito do Direito positivado, pois somente assim será garantido a todos com igualdade. A solidificação dos direitos humanos também dependerá do Direito natural, pois veio primeiro que o Direito positivo. O Direito natural é aquele que fixa regras de validade universal, não consubstanciadas em regras impostas ao indivíduo pelo Estado, ele se impõe á todos os povos pela própria força dos princípios supremos dos quais resulta. Constituídos pela própria natureza e não pela criação do homem, um exemplo é o direito á vida.

Se não bastasse a vinculação entre ética e direitos humanos para os povos, houve também a descoberta que o capitalismo também dependerá destes conceitos éticos. Não é de hoje que empresas procuram estabelecer seus códigos éticos, caminhando junto vem a ética no campo profissional. Tudo isso esta compulsoriamente atrelada á prática de desenvolvimento sustentável, bastante discutido no mundo inteiro. Empresas procuram obedecer suas responsabilidades sociais de acordo com parâmetros estabelecidos dentro das normas de direitos humanos (respeitando seus funcionários, clientes, fornecedores e o meio ambiente).

O comportamento ético é o grande modificador da relação entre cidadãos e governantes, no entanto, somente a educação poderá alienar ética, direitos humanos e o poder. A educação formará cidadãos cada vez mais críticos com poderes de influenciar nas decisões a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com