TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Trabalho Universitário: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

O papel do enfermeiro no PSF

Criado em 1994 como proposta institucional, tem como princípio a territorialização, vinculação com a população, garantia de integralidade na atenção, trabalho em equipe com enfoque interdisciplinar e multiprofissional, ênfase na promoção da saúde com fortalecimento das ações intersetoriais e de estímulo à participação da comunidade.

Os objetivos estão voltados para prestar, na unidade de saúde e no domicílio, atenção integral, contínua, resolutiva e de boa qualidade às necessidades de saúde da população adscrita; intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta; humanizar as práticas de saúde por meio do estabelecimento do vínculo entre os profissionais de saúde e a população; contribuir para a democratização do conhecimento sobre o processo saúde-doença, da organização dos serviços e da produção social da doença; fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida; proporcionar o estabelecimento de parcerias por meio do desenvolvimento de ações intersetoriais; estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.

Atualmente, o PSF é definido com Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. O ESF é uma estratégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta reorganização.

A Enfermagem e o ESF têm íntima ligação já que este profissional desenvolve um papel fundamental nesta modalidade de assistência à saúde.

O enfermeiro em uma Unidade de Saúde da Família (USF) apoia e supervisiona o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS), assisti às pessoas que necessitam de cuidados, organiza o cotidiano da USF, planeja ações e executa atividades juntamente à comunidade.

Além disso, tem como atribuições a execução de ações na assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso; desenvolve ações para capacitação dos ACS e técnicos de enfermagem; oportuniza o contato com indivíduo sadio ou doente, visando promover a saúde e abordar os aspectos de educação sanitária; promovendo a qualidade de vida e contribuindo para que o meio ambiente torne-se mais saudável.

O trabalho do enfermeiro esta voltado também para as atividades clínicas da atenção básica de saúde, desenvolvido de forma a atender as necessidades de saúde da população. Deve-se levar em consideração o contexto social, histórico e econômico, de forma a promover a saúde. Para que isso seja possível, é preciso ver o usuário para além de suas necessidades biológicas por meio da escuta, do acolhimento, da relação humanizada, do vínculo, da responsabilização e do estímulo à autonomia.

Dessa forma, o enfermeiro deve promover a continuidade da assistência prestada, criar e participar de grupos de educação em saúde, realizar consulta de enfermagem, solicitar e realizar exames (como o citopatológico), planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar o ESF, além de supervisionar e coordenar as ações dos ACS e de auxiliares de enfermagem.

O profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com