TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Casos: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

a) Qual o conceito de moral e de ética?

R: Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom carácter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas, Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, a moral tem um carácter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do facto de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de carácter universalista, por oposto ao carácter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. Ética é como um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social", ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

b) Em que a ética e a moral se diferenciam?

R: Ética são normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de saber que elas são corretas.

Por exemplo: Alguém deixa cair alguma coisa no chão sem perceber, você vê, pega o que caiu no chão e vai atrás da pessoa pra devolver. Essa é uma conduta ética, você fez isso porque achava ser uma atitude correta.

Já oque diferencia a ética de Moral é que a Moral são normas sociais, ou seja, um conjunto de condutas pré-estabelecido por uma sociedade, e que são consideradas corretas pela sociedade, e não por um único indivíduo.

Por exemplo: Ter um único companheiro (a) num casamento é um valor moral pré-estabelecido pela nossa sociedade e que pode mudar em outras sociedades. Há países em que a poligamia é algo normal.

c) Quem é o inquilino a que Mafalda se refere? Justifique sua resposta. (Vale 5,0 pontos)

R: Mafalda quando fala do inquilino refere-se a sua consciência. A partir do momento que decidiu devolver o troco e justificou sua escolha, Mafalda agiu de acordo com sua consciência moral.

A Consciência Moral se faz presente na tomada de decisões relacionadas ao comportamento da pessoa, “pois necessita tomar decisões relacionadas a si próprias e a outras pessoas, de forma que seja responsável por estas e ainda assuma as consequências de tais decisões”. O discernimento promove a relação entre os meios e os fins que auxilia na distinção de reações morais e imorais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com