TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos - Filme Historias Cruzadas

Trabalho Universitário: Direitos Humanos - Filme Historias Cruzadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.526 Visualizações

Página 1 de 3

Após assistir ao filme “Histórias Cruzadas” (The Help), responda à questão abaixo:

Segundo Boaventura de Souza Santos (2006, p. 281):

No caso do racismo, o princípio da exclusão assenta na hierarquia das raças e a integração desigual ocorre, primeiro, através da exploração colonial (escravatura, trabalho forçado) e, depois, através da imigração. No caso do sexismo, o princípio da exclusão assenta na distinção entre o espaço público e o privado e o princípio da integração desigual, no papel da mulher na reprodução da força de trabalho no seio da família e, mais tarde, tal como o racismo, pela integração em formas desvalorizadas da força de trabalho, por um lado, a etnicização/racialização da força de trabalho, por outro, a sexização da força de trabalho.

a) De acordo com o filme, a discriminação contra as aquelas mulheres se dava pelo fato de serem negras, ou por serem do sexo feminino? Justifique.

Por ambos os fatores. A discriminação pelo fato de serem negras é fortemente tratada no filme quando ele frequentemente afirma e nos mostra que cada um tem o seu lugar perante a sociedade. A escola para os negros é diferente da escola para os brancos, os livros não podiam ser divididos ou passados uns para os outros. O transporte era também diferenciado. Os negros no filme não tinham direito a nada, não podiam fazer nada, não tinham o direito nem mesmo de se cuidarem, cuidarem uns dos outros. Eles eram escravizados e obrigados a trabalhar desde cedo para que conseguissem o mínimo para sobreviver, o que nem se pode dizer digno de sobrevivência. Já a questão abordada sobre o preconceito existir porque eram do sexo feminino, é que fica claramente explicito no filme que elas eram escravizadas, não tinham direito a nada, tinham que deixar sua família de lado, sem cuidados para cuidarem dos filhos e das casas dos “brancos” como é abordado no filme. Elas não tinham direitos nenhum, nem mesmo a dignidade humana, eram tratadas como animais, por assim dizer, doentes, sujas, etc. e tal. Discriminadas, sem dignidade e sem condições de sobrevivência, se submetiam as humilhações, ofensas para terem o que comer e levar o que comer para casa, para seus filhos. Muitas das crianças negras tinham que largar seus estudos para irem trabalhar nas casas de famílias para ajudar suas mães no sustento da casa. Fazendo com que não tenham direito aos estudos, a se profissionalizarem, ficando assim submetidos às humilhações, desrespeitos que sofriam perante uma sociedade, durante toda uma vida. Além disso, se não trabalhassem eram submetidas às agressões físicas que sofriam dos seus maridos, caso não trabalhassem, e ou perdessem o emprego. Pois elas tinham que “trabalhar” serem escravizadas para sua própria sobrevivência. Sem direito a uma vida digna, cuidando de seus filhos e familiares.

Em momento nenhum do filme é abordado a situação dos homens negros, eles nem se quer são citados no filme.

b) No Brasil atual, podemos encontrar alguns pontos em comum em relação ao preconceito descrito no filme? Exemplifique.

Sim. Podemos citar a discriminação que feita ao oferecer cotas para os negros nas faculdades, a sociedade diz, que é para garantir o espaço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com