TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Filme Histórias Cruzadas

Exames: Questões Filme Histórias Cruzadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  6.336 Visualizações

Página 1 de 3

01. O filme Histórias cruzadas se passa no estado de Mississipi, EUA. Retrata o drama vivido pelas empregadas domésticas no anos 60, justamente na época conturbada pela luta dos direitos civis. O preconceito é claro contra os negros, quando é mostrado que empregadas domésticas tinham até um banheiro separado e fora da casa, e que nos da a entender que se fosse usado o mesmo banheiro que o do dono da casa a empregada estaria contaminando-o. Idéia imoral, porém real na época da Guerra civil americana.

Skeeter é uma jovem escritora de classe alta, mas que é contra as ‘regras’ de um suposto status. Ao retornar a casa que nascera e descobrir que a empregada que a criou, morreu, Skeeter começa a se interessar pela vida dessas mulheres que deixam seus filhos para cuidar dos filhos dos outros, como forma de sobrevivência e é nesse interesse que ela começa a escrever um livro sobre a triste realidade em que se encontrava, onde as domésticas eram vistas como inferiores e subordinadas. E esse livro foi escrito com depoimentos das próprias domésticas.

Por fim o livro foi publicado, mostrando a todos da cidade o que acontecia dentro das casas de classe alta. Podemos afirmar que o filme, apesar de mostrar uma realidade da década de 60, nos leva a pensar em como a sociedade intervêm ou não, quando o assunto é preconceito racial.

02. A Guerra Civil Americana travada entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos depois de vários estados escravistas do sul declarar sua secessão e formarem os Estados Confederados da América (conhecidos como "Confederação" ou "Sul"). Os estados que não se rebelaram ficaram conhecidos como "União" ou simplesmente "Norte".Onde se situa o estado de MISSISSIPI. A guerra teve sua origem na controversa questão da escravidão, especialmente nos territórios ocidentais. As potências estrangeiras não intervieram na época. Após quatro anos de sangrentos combates que deixaram mais de 600 mil soldados mortos e destruíram grande parte da infra estrutura do sul do país, a Confederação entrou em colapso, a escravidão foi abolida, um complexo processo de reconstrução começou, a unidade nacional retornou e a garantia de direitos civis aos escravos libertos começou.

03. Os negros eram escravos ao norte dos EUA até a abolição da mesma, porém a abolição não foi o suficiente para a quebra do preconceito. Os negros precisariam de emprego e então começaram a trabalhar para os brancos que os tratavam com indiferença, com as de inferioridade por serem negros. Foi necessário muita luta e tempo para se acabar com o preconceito explicito e aceitável. Não posso afirmar que o preconceito racial foi abolido, pois é de ciência de todos que ele ainda existe, mas diferente do que acontecia nos EUA nos anos 60, hoje o preconceito é inaceitável e crime.

04. A) Ato Civil de 1957, promulgada em 9 de setembro de 1957, era a princípio um projeto de lei sobre o direito ao voto, foi a primeira legislação de direitos civis promulgada pelo Congresso nos Estados Unidos desde a Reconstrução, após a Guerra Civil Americana.

B) O líder ativista negro Martin Luther King Jr.

C)Apesar da aprovação da Lei do Direitos Civis de 1957, o governo teve dificuldade em aplicá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com