TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional de História da América Colonial, Direitos Humanos e História Antiga. [

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.958 Palavras (16 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 16

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL, DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA ANTIGA.

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir os passos propostos neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:  Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.  Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento.  Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.  Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

OBJETIVO DO DESAFIO Colocar o aluno frente a uma situação comum na sua futura vida profissional como historiador ou professor de história, que no caso é a concessão de entrevistas à imprensa, atividade na qual o profissional graduado em história vem sendo cada vez mais requisitado, uma vez que seu papel social, importante no sentido de resgatar a memória e utilizar o passado para dar sentido a questões do presente, é cada vez mais valorizado. Esse desafio também exigirá do aluno o conhecimento das disciplinas de História da América Colonial, História Antiga e de Direitos Humanos, pois, para responder às perguntas colocadas na entrevista, é importante que o aluno, na condição de historiador, retome os conteúdos dessas disciplinas, interrelacionando-os entre si e também com o presente.

3

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Preparar-se para uma entrevista concedida a um órgão de imprensa, na condição de historiador, algo muito recorrente dentro da carreira do graduado em História. Para que essa tarefa seja desenvolvida, alguns passos deverão ser seguidos: o primeiro é a preparação para a entrevista, de maneira a responder as perguntas de maneira a esclarecer o assunto aos leitores utilizando a história, através de uma linguagem simples e objetiva; o segundo é a preparação em relação aos conteúdos relacionados ao tema da entrevista, buscando nas disciplinas do curso de Licenciatura em História, as bases históricas para a resposta das questões; o terceiro é a própria entrevista, respondendo às perguntas propostas de maneira a mostrar ao leitor a importância da história para a compreensão dos problemas atuais da sociedade, bem como despertar nele o espírito crítico e reflexivo.

DESAFIO PROFISSIONAL

A cidade de Santana do Sul é famosa for ser um importante polo da indústria têxtil, sendo um dos maiores produtores de tecidos e vestuário do país. No entanto, o que era motivo de orgulho para a população e garantia destaques sempre positivos para a cidade nos noticiários, foi abalado por uma notícia que trazia uma denúncia de uso de trabalho análogo à escravidão nas fábricas da cidade, o que chamou a atenção da imprensa de todo o Brasil. A notícia atraiu diversos jornalistas interessados no assunto e a própria população se mostrou interessada em entender mais sobre aquilo que, de uma hora para a outra, colocou Santana do Sul nos noticiários do país inteiro, e suscitou debates acalorados sobre as relações de trabalho, imigração e direitos humanos no país. A notícia pode ser conferida abaixo:

4

5

Como dissemos, a notícia suscitou debates acalorados pelo país e despertou o interesse geral da população e da imprensa. Para contribuir com o conhecimento sobre o tema, um jornal da região resolveu entrevistar um historiador, para trabalhar aquele assunto dentro de uma perspectiva histórica, e fez o convite para você. O jornalista adiantou que abordaria temas como escravidão, desigualdade social e relações de trabalho, entre outros que estão relacionados ao assunto.

Seu desafio, portanto, é responder às questões formuladas pelo jornalista, respeitando as características de uma entrevista dirigida a um público não necessariamente especializado em história, como é o caso do leitor de jornal. Para o bom aproveitamento desse desafio profissional, é importante que você siga todos os passos propostos, pois através deles você conhecerá as características de uma entrevista jornalística, aprendendo como se portar em uma situação dessas, além de se preparar para articular os conteúdos aprendidos durante o curso de história com questões atuais, cumprindo seu papel social de historiador, que entre outros, consiste em utilizar a história para despertar o espírito crítico nas pessoas, contribuindo para o desenvolvimento pleno da cidadão e para o combate à desigualdade social.

Passo 01 A preparação para a entrevista: Como esse desafio profissional busca trabalhar os aspectos de uma função cada vez mais demandada ao profissional da área de história, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com