TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Teorias do Texto: Tipos e Gêneros

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Teorias do Texto: Tipos e Gêneros.

Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Unidades 1 e 2. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

Tarefa 1.2

Como já visto no decorrer da disciplina, o papel do revisor vai muito além da correção gramatical. Ele precisa dominar muitas áreas do conhecimento para, assim, ter um olhar perspicaz. Nesse sentido, é preciso diferenciar alguns quesitos referentes à produção textual. É com esse objetivo que essa tarefa deve ser desenvolvida.

De acordo com Paiva, “cabe ao revisor indicar ao autor se o tipo, gênero e estrutura estão adequados à intencionalidade do próprio autor”. Partindo dessa afirmação, da leitura presente no conteúdo da disciplina e no texto intitulado “Gêneros Textuais: definição e funcionalidade” do Marcuschi, você deve selecionar um texto que considera relevante e que merece seu olhar enquanto revisor. Exponha aqui o texto escolhido. Em seguida, desenvolva a análise com base no que aprendeu na Unidade 2 (entre 30 e 50 linhas). Siga os temas listados a seguir:

a) Tipologia: a tipologia atende ao gênero?

b) Gênero Textual: o gênero produzido é adequado para a situação de comunicação? Quais características o fazem determinar como tal gênero?

c) Prosa ou Poesia

d) Texto literário ou não literário

e) É um texto acadêmico? Caso seja, qual o gênero?

f) Texto técnico ou texto jornalístico

Use a teoria presente no conteúdo da disciplina para justificar cada uma das escolhas apresentadas na análise.

O texto escolhido para a análise é a notícia intitulada “Detento britânico fica bêbado com álcool gel para prevenção de gripe suína”, divulgada no site UAI, no dia 21 de setembro de 2009.

Fonte: http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_21/2009/09/25/ficha_verpra-crer/id_sessao=21&id_noticia=15963/ficha_verpracrer.shtml.

Inicialmente já é possível definir o gênero do texto como uma notícia portanto pode-se definir o que se espera do texto a partir disso. A finalidade de uma notícia é divulgar um fato, assim se espera um conteúdo temático ligado ao fato que se quer divulgar, geralmente figurando nele aspectos que o esclareçam, como: quando, onde, por que e com quem tal fato aconteceu.

Em relação as características do gênero, quatro componentes se apresenta nesse texto que o caracterizam como uma notícia: o título ou manchete em letras maiores que o restante do texto com o objetivo de chamar atenção para o assunto; o lide ou pequeno texto descritivo da notícia; o corpo do texto da notícia propriamente dito e algum tipo de figura ilustrando o fato ou algo relacionado a ele.

Quanto ao estilo linguístico, geralmente é esperado o estilo padrão, voltado para a comunicação pública formal, o que também encontramos no texto analisado. A partir dessas expectativas, ligamos a semiotização desse gênero em torno da narração, que geralmente é predominante na notícia. Na notícia analisada, os verbos no passado e as indicações temporais e locativas auxiliam na caracterização do fato.

O texto em questão, de modo geral, cumpre a finalidade de divulgar um fato: o de um detento britânico possivelmente ter-se embriagado com álcool gel. Para isso, aborda, como parte de seu conteúdo temático, com quem o fato ocorreu (um detento na prisão), onde (Prisão The Verne, em Portland, Grã-Bretanha), quando aconteceu (numa segunda-feira, dia 21 de setembro de 2009), por que aconteceu (o álcool gel disponibilizado para prevenção da gripe suína teria sido ingerido de forma imprópria). Quanto a esse aspecto, então, não há intervenções a serem feitas pelo revisor.

Quanto à estrutura, aparecem a manchete, o lide e o texto acompanhado de uma imagem do produto álcool gel. Em relação às questões gráficas, o texto apresenta características adequadas. Observa-se uma divisão do texto em duas partes, o que tem aparecido bastante em notícias ultimamente. Resta saber se essa divisão se justifica por aspectos de conteúdo, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com