TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Transdiciplinares

Ensaios: Disciplina Transdiciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

Senhores,

Estamos propondo a mudança do currículo disciplinar para o currículo transdisciplinar para essa escola.

Desde os anos 20, Fernando Sáinz, enunciava, em forma de perguntas, um componente central do Método de Projetos. “Por que não aplicar à Escola Fundamental o que se faz na esfera dos negócios ou no ensino superior especializado? Por que não organizar a Escola seguindo um plano de tarefas análogo ao que se desenvolve fora, na casa, na rua, na sociedade?” O que se pretende é que o aluno não sinta diferença entre a vida exterior e a vida escolar.

Porém as concepçoes e as atitudes diante do aluno e do saber eram muito diferentes do dia de hoje. Pois levando em conta a ideia de Fernando Sáinz, organizar na Escola um plano de tarefas análogo, a participaçao na sociedade era muito distante. Portanto o melhor método era a disciplinar, multiplicações de materias e usando a autoridade.

Com o passar do tempo o Método de Projetos começou a ser estudado por professores, e Bruner desenvolveu outra ideia influente no contexto, a do Currículo em Espiral, querendo dizer que o primeiro encontro do alunos com as ideias-chave seria de uma maneira primitiva, e depois a abordagem seria cada vez mais complexa. Onde o professor seria um facilitador dos materiais e das atividades adequadas para o aluno, assim desenvolvendo um nível maior de compreensão.

A transdisciplinaridade busca o que é comum em todas as matérias; com trabalho com temas, sem uma disciplina determinada. “O ensino através de temas servirá como mediador para ir além das disciplinas, facilitando aos alunos a aprendizagem de conceitos e estratégias vinculadas a experiências próximas e interessantes para eles.” (Hernández, Fernando, 1998)

Assim os alunos podem buscar na sua própria identidade, onde estudaram questões da natureza e temas ligados à sociedade e a cultura onde vivem. Os conteúdos trabalhados por pequenos períodos; e divididos em grupos, preferencialmente agrupados por idade.

É importante lembrar que o ensino básico tem uma função alfabetizadora e que esta alfabetizaçao deve andar para muitas outras esferas. Porém depois da alfabetização, não é necessário que os alunos estudem os mesmos temas; mais do que isto: que os professores não podem ser especialistas em alguma disciplina, mas do tipo que chamamos de pessoas cultas, é preciso o professor ter a dimensao científica, religiosa, política, artística, matemática, geográfica , econômica, histórica...

Séries não têm nada a ver com um ensino transdisciplinar, onde não será um conteúdo com crescentes dificuldades, mas estudos direcionados a um fim, o de abertura ao crescimento contínuo em saber, em ser, em conviver.

O professor precisará ser um profissional que coordenará os trabalhos de uma turma de alunos, de forma transdisciplinar. Será do professor a responsabilidade de cuidar que os alunos trabalhem em todos os campos, ele acompanhará ou não a mesma turma em dois ou mais anos seguidos.

Propostomos aos Senhores Pais o ensino transdisciplinar para a escola básica, onde o conteúdo não será preestabelecido, será importante o uso de projetos de estudo que fiquem dentro de uma área, sem ser trabalhada como disciplina, pelo menos no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com