TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Transdiciplinar

Artigos Científicos: Projeto Transdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO TRANSDICIPLINAR

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms. Édina Domingues.

ANÁPOLIS

2012

VENCENDO AS LIMITAÇÕES E SUPERANDO DESAFIOS

Público Alvo

Projeto aplicado às crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental I

Professora Responsável

Lilian Isadora Ramalho do Carmo

Apresentação do Projeto

Os ambientes humanos de convivência e de aprendizado são plurais pela própria natureza e vivem constantes transformações, assim sendo, a educação escolar precisa ser pensada e realizada a partir da promoção do diálogo e da interpretação de informações promovendo mudanças no ensinar.

Promover estratégia para a construção de saberes entre os diversos fenômenos e situações que se lhes apresente no decorrer da vida, de modo que desenvolvam uma atitude de pesquisadores para que em todos os tempos e diante de todas as mudanças a que poderá ocorrer seja capaz de apreender formação integral do aluno, percebendo e reconhecendo suas aptidões e capacidades, por isso a necessidade de um de um ensino participativo, solidário, acolhedor.

Dentro desta perspectiva a proposta de trabalhar a superação de limites físicos e emocionais se apresenta oportuna, considerando que tanto trabalharemos os limites reais quanto os auto impostos e o conhecer as dificuldades do outro para construir a solidariedade e a fraternidade na perspectiva do homem renovado. Dentro do contexto político econômico e social da atualidade.

A perspectiva de se formar uma nova geração dentro de um projeto educacional inclusivo é fruto do exercício diário da cooperação e da fraternidade, do reconhecimento e do valor das diferenças, o que não exclui a interação com a sociedade.

Justificativa

Este projeto surge da necessidade da criança em compreender e superar limite, reais ou imaginários e desenvolver a solidariedade para com o outro constitui a base para o sucesso no aprendizado e o respeito nos relacionamentos e são fundamentadas na demonstração do interesse e da consideração pelo outro. Assim sendo, sua importância no ambiente escolar e na educação de uma criança é vital para que seu desenvolvimento ocorra de maneira saudável e integral.

Partimos da constatação da necessidade demonstrada pelos alunos de superar as limitações no campo das emoções e as deficiências físicas propriamente ditas, a Escola aborda este tema, com o intuito de oferecer ao educando a oportunidade de aprender a superar limite e preconceitos adotando procedimentos de comportamento que permitam uma efetiva integração na comunidade escolar, apontando novos caminhos que os conduzam a um viver mais solidário consigo mesmo e com o outro e, portanto mais harmônico.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo incentivar nas crianças, através de atividades lúdicas, a reconhecer as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos e visuais; desenvolvendo a solidariedade, a afetividade e compreendendo a importância do saber auxiliar. Visa à construção de conhecimentos e renovação de atitudes diante dos limites físicos e emocionais despertando no aluno a necessidade de uma atitude criativa e transformadora de seu universo que o conduzirá a enfrentar suas próprias limitações buscando alternativas e o ser solidário. Levará o aluno ao bom convívio social, agregando valores, experiências e reflexões comuns a todos os participantes, e possibilitando um espaço de aceitação, respeito, interação, amor e recriação permanente.

Objetivos específicos

• Analisar situações-problema com relação à deficiência ou mutilação;

• Compreender as limitações físicas e emocionais

• Aprender a respeitar diferenças e individualidades;

• Avaliar atitudes, comportamentos e decisões tomadas nas situações-problema;

Cronograma

Cronograma do Projeto: VENCENDO AS LIMITAÇÕES E SUPERANDO DESAFIOS

1º Dia

(14/05) - Apresentação do filme

- Roda de conversa

- Atividade

2º Dia

(15/05) - Leitura compartilhada de ficha

- Roda de conversa

- Apresentação do mapa do Brasil

3º Dia

(16/05) - Pesquisa em grupo no laboratório de Informática

- Confecção de cartazes

4º Dia

(17/05) - Apresentação dos trabalhos

- Exposição do vídeo

- Aula explicativa no laboratório de Ciências

- Atividades

5º Dia

(18/05) - Dinâmica

- Roda de conversa

- Conversa informal com convidado

- Apresentação de vídeo musical

6º Dia

(21/05) - Leitura de história infantil

- Roda de conversa

- Reconto

7º Dia

(22/05) - Ensaio do teatro

- Ensaio da música

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com