TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso em questão e problema retórico

Relatório de pesquisa: Discurso em questão e problema retórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O intuito deste trabalho é abordar de uma forma explicativa e detalhada a linguagem jurídica de Ihering, no livro “A luta pelo direito”, p. (6-19). Será trabalhado da seguinte forma:noitem 2.0, serão estudados a enunciação em Ihering e o problema retórico que ele se propõe resolver, subdivididos respectivamente em 2.1, A enunciação em Ihering, e, em 2.2, O problema retórico deIheringe as formas que ele usou para resolvê-lo. Em 3.0, a retórica de Ihering, sendo que, em 3.1, será estudada a linguagem utilizada pelo autor, dando ênfase aos vocabulários jurídicos, os eruditos eoalcance da comunicação dele; em 3.2, serão analisados os argumentos retóricos, apresentados com citações literais, negritando-se as figuras encontradas nos trechos citados e comentando-se o valordelaspara a força persuasiva. Em 4.0, serão apresentadas as considerações finais, sendo que, em 4.1, o grupo fará uma avaliação da importância do trabalho para a disciplina Português Forense e, em 4.2,ogrupo avaliará o proveito da realização do trabalho para a formação pessoal e acadêmica. Em 5.0 será feito um relatório da atividade realizada.

2.0 Enunciação em Ihering e O Problema Retórico2.1 Aenunciação em Ihering

A enunciação é a atividade linguística daquele que fala no momento que fala, com o ato de exprimir por palavras. Ela instaura a intersubjetividade, pois é uma atitude dosujeito emrelação a outro sujeito, em um processo no qual há a acentuação da “relação discursiva com o parceiro” seja ele imaginado ou real. Toda enunciação é classificada como explicita ouimplícita.Enunciação explícita: É quando o emissor está presente no enunciado, sendo explicitado pelas 1ª e 2ª pessoas do singular ou plural.

Enunciação implícita: É quando o emissor produz o enunciado semsituar-se dentrodele. É feita através da 3ª pessoa, de modo que não consiga identificar o emissor da mensagem.

Exemplos:

Enunciação explícita:

1. “Se passarmos um golpe de vista em toda a sua... [continua]... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com