TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão Do Filme- O Homem Que Fazia Chover

Artigos Científicos: Discussão Do Filme- O Homem Que Fazia Chover. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  1.914 Visualizações

Página 1 de 4

01. O que quer significar “O Homem que Fazia Chover”?

Essa expressão é usada para mencionar alguém que consegue ganhar muito dinheiro, “fazer chover dinheiro.” Num contexto mais amplo, pode ser utilizada para indicar alguém bem sucedido, que faz com que as coisas deem certo. “fazer chover” é tido como um milagre. No caso do jovem advogado, a expressão vale nos dois sentidos. Mesmo com toda dificuldade financeira, contra a vontade do seu pai e enfrentando vários desafios para ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados, recém- formado e auxiliado por Deck, encara uma causa aparentemente impossível. Rudy luta, insiste e persiste, conseguindo uma brilhante vitória contra uma poderosa seguradora, a Greath Benefit, que é condenada a pagar U$ 50 milhões por danos morais.

02. Qual o Principal Tema abordado no Filme? Justifique.

O tema principal abordado no filme é a disputa jurídica travada entre a família da Sra. Black, representada pelo advogado Rudy Baylor e seu sócio Deck Schifflet, e a companhia de seguro Greath Benefit, representada pelo advogado Leo F. Drummond e seus sócios. Essa disputa teve início quando a seguradora negou por oito vezes os pedidos de indenização feitos pela Sra. Black, cujo valor seria utilizado para pagamento de transplante de medula óssea de seu filho, que sofria de leucemia. No início do processo, os advogados da Greath Benefit propuseram um acordo de U$ 75.000,00 que não foi aceito. No decorrer do processo, o filho de da Sra. Black faleceu e um novo acordo foi proposto pelos advogados da empresa, agora U$ 175.000,00 também recusado. A princípio Rudy demonstra sua inexperiência, por vários momentos fica perdido diante de um advogado experiente e astuto. Em meio à dificuldade surge então uma peça fundamental para o processo, uma ex-funcionária da seguradora, que mostra a Rudy o descaso da empresa com seus clientes. Através disso, o inexperiente de forma brilhante desmascara a companhia, mostrando como funciona o esquema de corrupção. O talentoso advogado consegue a vitória, no entanto, após a condenação, a empresa decreta falência, assim, a família não recebe a indenização. O filme mostra os dois lados da profissão exercida por Rudy. Na condição de advogado, mostra que é necessário persistir e ser decidido para não seguir um caminho que lhe prejudique. Dando a cada um o poder de agir conforme sua índole. Ainda ressalta a importância dessa profissão quando seguida corretamente e o quanto é prejudicial se seguida de maneira desonesta. “O Homem que Fazia Chover”, destaca o que acontece nos bastidores da justiça, a prática da Lei do Direito. Críticas ao sistema jurídico vão surgindo, excluindo a sociedade que muitas vezes não conhece seus direitos, como o principal caso, o jovem que foi acometido por leucemia.

03. Quais os Temas Secundários tratados no Filme? Justifique.

Em segundo plano surgem outros fatos jurídicos. O sócio de Rudy, bacharelado em direito mas sem aprovação da OAB, passa a ir em hospitais da cidade em busca de pessoas acidentadas para processarem empresas e conseguirem indenizações, constrangendo os pacientes a assinarem procurações para iniciar os processos. Outro fato é o romance entre Rudy e Kelly, uma jovem senhora espancada pelo esposo. Em uma noite na sua residência, Kelly e o jovem advogado são surpreendidos pelo esposo violento. O qual trava uma luta com Rudy que mata- o. Convencido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com