TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discutir conflitos sociais e econômicos

Tese: Discutir conflitos sociais e econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Tese  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

1) Comente os conflitos sociais e econômicos relacionados com a classe social dos personagens e relacione ao texto de Leo Huberman.

Logicamente é perceptível o conflito social existente entre os mineradores que são análogos ao proletariado e os patrões que são análogos à burguesia. Afinal de contas, é justamente essa contrariedade de ideologias entre essas classes distintas que resulta na luta de classes. Enquanto os operários têm o objetivo de conquistar uma melhor condição de vida e de trabalho baseando-se nos ideais socialistas, os burgueses possuem o intuito de extrair de forma demasiada o trabalho físico dos mineradores para então a partir desse trabalho desumano conseguir o lucro, baseando-se no capitalismo.

Entretanto, não obstante desse conflito social, também percebemos no filme, uma distinção de pensamentos existente dentro da própria classe dos operários, pois alguns dos mineradores optaram por deflagrar a greve e lutar pelos seus interesses de forma justa, enquanto outros preferiam continuar trabalhando e recebendo seu mísero salário.

Já em relação ao conflito econômico, podemos citar não apenas a diferença de capital entre os mineradores e os patrões, como também o fato de que segundo os patrões, qualquer valor acrescido no salário dos trabalhadores poderia resultar na falência da empresa.

2) Comente as motivações que levaram os trabalhadores a iniciarem uma greve. Apresente as dificuldades em consolidar o movimento grevista.

Fazendo uma análise do texto de Huberman e relacionando-o com o filme Germinal, percebemos que o motivo da greve não se deu apenas por conta da redução do salário. Mas também por conta de toda exploração que os mineradores sofreram, a falta de leis trabalhistas, as jornadas de trabalho excessivas, a busca por uma condição de vida e de trabalho justa e humana, a precariedade nas moradias em que muitas vezes uma família inteira era obrigada a tomar banho em uma mesma água no meio da sala em frente a todos os outros integrantes da casa, as multas que faziam seu salário diminuir, dentre outras coisas.

As dificuldades encontradas para a consolidação do movimento grevista se baseia na inexistência de uma entidade ou associação de trabalhadores que pudesse reunir todos os mineradores, representando-os e fazendo com que as opiniões dos mesmos fossem ouvidas para então, a partir daí, buscar melhorias. Além do mais, muitos trabalhadores tinham receio de entregar uma parte do seu salário para o fundo de greve e se associar aos que organizavam o movimento.

3) Comente a visão dos patrões sobre o movimento e quais argumentos dos mesmos contra a greve. Como podemos pensar isso no panorama atual de lutas dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho?

É evidente que os patrões possuíam uma visão capitalista. A intenção deles era barrar o movimento para que os mineradores continuassem trabalhando e aumentando sua riqueza. Segundo eles, uma greve seria ruim para os dois lados, pois os mineradores não teriam dinheiro para se alimentar e os patrões perderiam o lucro enquanto as máquinas e a produção estariam na inércia. O principal argumento utilizado pelos patrões é de que o aumento do salário dos trabalhadores não seria possível porque a empresa não teria como arcar com essas despesas a mais e teria assim que ser fechada prejudicando tanto os burgueses, quanto os operários.

Atualmente é comum vermos a luta de trabalhadores em busca de melhores condições de vida e de trabalho e esses casos podem ser claramente comparado ao dos filmes quando os patrões não atendem as demandas de um movimento grevista sob o pretexto de que é impossível atender as necessidades do trabalhador sem se prejudicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com