TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disjuntor A Oleo

Trabalho Escolar: Disjuntor A Oleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

2.4.1 Disjuntor a óleo:

São Aqueles Cujos contatos principais operam imersos em óleo isolante, o qual serve tanto para extinção de arco como para isolar as partes energizadas do contato com o tanque.

A extinção do arco é devida à decomposição do óleo, provocada pela temperatura do arco, que a decompõe nos seguintes gases: Hidrogênio (6%), acetileno (17%), metano (9%), outros gases (8%). A proporção de cada gás depende de cada tipo de óleo usado)

O hidrogênio é o principal responsável pela extinção do arco, pois suas ótimas propriedades refrigerantes retira o calor do arco, facilitando a extinção. Os gases produzidos pela decomposição do óleo são soprados transversalmente ou ao longo do arco, dependendo do tipo da câmara do disjuntor (câmara axial ou transversal). Nesse Caso, a extinção é essencialmente um fenômeno termodinâmico onde a quantidade de gás (responsável pelo sucesso de extinção à proporcional à corrente de interrupção.

Logo, esse tipo de disjuntor tem mais facilidade em interromper altas correntes que baixas correntes (15 a 150 A), devido a formação dos gases ser mais lenta (principalmente correntes capacitivas). Em geral, a extinção do arco ocorre na primeira passagem da corrente pelo zero, caso não haja extinção, na segunda pelo zero, os contatos já estarão mais afastados e haverá também maior quantidade de gases e conseqüentemente maior probabilidade de extinção do arco.

Também esse tipo de disjuntor tem sua capacidade limitada para altas correntes de curto circuito, sendo mais adequadas para média corrente. Nos modernos disjuntores a óleo, os problemas de interrupção e baixas correntes são solucionados pela injeção de jato de óleo ou pela pressurização da câmara de extinção.

Afim de prevenir o acumulo de resíduos condutores à base de carbono, formado pela decomposição do óleo pelo efeito do arco elétrico, as câmaras desse tipo de disjuntor não devem ser instalados na posição horizontal.

Apesar da avançada tecnologia empregada na construção de modernos disjuntores, o óleo desse tipo de disjuntor tem que ser recuperado após um pequeno número de interrupções de corrente de curto (em média 5), afim de se manter as suas características dielétricas.

Este fato torna pouco recomendável a utilização desse tipo de disjuntores para religamentos e circuitos com maiores probabilidades de faltas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com