TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade

Resenha: Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Diversidade

Diversidade histórica e um conjunto de características próprias, de costumes, de crenças juntas em um só lugar, é o conjunto de tudo isso que foi passado de geração para geração e ainda deixam marcas evidentes nas atuais sociedades, para dizer o que é diversidade cultural podemos usar o nosso país como exemplo, pois o Brasil é cheio das culturas das mais diversas do mundo devido ao processo de colonização vivido. Esse conjunto de diferentes crenças, culinárias, musica e tantas outras coisas é uma diversidade histórica.

A história em nossa sociedade esta presente todos os dias em nossas vidas, o Brasil ocupa um lugar de destaque, já que a mistura de povos é uma característica natural, mas a contribuição de cada raça para a formação da sociedade brasileira é diferente e desigual, isto esta associado entre negros, índios e brancos, foi na chegada dos portugueses que se iniciou esta diversidade.

No Brasil existe o “mito da democracia social”: A disseminação deste mito permitiu esconder as desigualdades que são constatadas nas práticas discriminatórias de acesso ao emprego, dificuldade de crescimento social da população negra e já nessa fase, também as camadas mais pobres que ocupam os piores lugares na estrutura social, que frequenta as piores escolas e que recebem remuneração inferior a dos Branco e rico, pelo mesmo trabalho e tendo a mesma qualificação profissional.

Nós como educadores, temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos e os conceitos da dominação cultural, econômica, social e política; Ampliando os nossos conhecimentos antropológicos, mais também de perceber as diferenças Etinos-culturais sobre essa realidade cruel e desumana

Diversidade linguística pode usar nossa língua como exemplo já que, ela surgiu de uma miscigenação entre os povos colonizadores, e os índios nativos do país e diversos imigrantes trazidos para o Brasil no período colonizador (principalmente africanos). Podemos afirmar que nossa língua é uma das mais ricas do mundo.

Muitos acreditam, por razões históricas, políticas e até mesmo a ideológica, que o Brasil seja um país monolíngue, onde todos e qualquer habitante tem a língua portuguesa como primeira língua.

A linguagem brasileira e muito diversificada é um tesouro precioso. Podemos falar que cada região no Brasil possui um sotaque, sua escrita e seu vocabulário próprio, diferente um do outro.

Os índios, os portugueses e os brasileiros se misturaram e assim formou uma linguagem e uma cultura diferente em cada região.

Como na Bahia, o sotaque e a cultura é bem diferente do sotaque e da cultura Gaúcha mais isto é a diversidade da nossa língua portuguesa.

A diversidade linguística funciona como um recurso comunicativo nas interações verbais do dia-a-dia no sentido de que, numa conversação, os interlocutores – para categorizar eventos, inferir intenções e apreender expectativas sobre o que poderá ocorrer em seguida – se baseia em conhecimentos e estereótipos relativos às diferentes maneiras de fala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com