TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divulgação do Distrito Histórico de Ipuasu

Resenha: Divulgação do Distrito Histórico de Ipuasu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

Divulgação Historica distrito de Ipuaçu

O Distrito governador João Durval carneiro (denominado Ipuaçu) surgiu a partir de um povoado chamado Gameleira, é um distrito do município de Feira de Santana, na Bahia, onde se localiza a comunidade Alto da Cabrita, com mais 1.500 famílias residentes.

Sua origem se deu na década de 80, quando o ex-governador da Bahia João Durval Carneiro adquiriu terras, para doar a população que foi atingida pela enchente da barragem de Pedra do Cavalo.

Posteriormente a empresa de nome “Desenvale e AK”, iniciaram as construções das casas que foram doadas por João Durval Carneiro.

Suas festas tradicionais são conhecida como: Festa da padroeira nossa Senhora Aparecida que acontece dia 12 de outubro , Santa Luzia que se comemora no dia 13 de dezembro, Festa do vaqueiro 2º domingo de maio , Abata de feijão, dia de Reis (Samba de roda) em 06 de Janeiro, Festa dos pescadores que se comemora no mês de agosto.

Hoje o distrito possuem 17 comunidade em sua sede entre elas: Galhardo, caroá, Pedra da Canoa, Santa Rosa, Laje, Km 07 entre outras comunidade.

O distrito de Ipuaçú está situada na Br 116 sul Rio - Bahia conhecida como a estrada do feijão.

O monumento e a cidade histórica é a marca da passagem do tempo pelas sociedades, e evidencia a relação do ser humano com o meio ambiente. Segundo Choay, “as antiguidades funcionam como um espelho. Espelho que cria um efeito de distancia, de afastamento, propiciando um intervalo, onde se haverá de instalar o tempo referencial da história. Espelho que mostra também à sociedade humanista uma imagem desconhecida, por definir, de si mesma como alteridade.” (Choay, Françoise. “a Alegoria do Patrimônio”, 2001).

Localizado na cidade de feira de Santana a 110km de Salvador conta com a população de 600 mil habitante (IBGE) 2010 é centro de uma região que se concentra mais de 2 milhões na região do nordeste da Bahia.

Situado em uma localização entre o litoral e o sertão se transforma no maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste do Brasil.

A cidade se destaca também como importante centro universitário,contando com 3 universidade publica a UEFS,UFRB instalado em novembro de 2013 e a UNEB EAD, e dezenas de faculdade particulares.

Referencias Bibliográficas:

CHOAY, François. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação

Liberdade/UNESP, 2001.

1º/11: SÃO PAULO (SP) Departamento do Patrimônio Histórico. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992. (A ser definido) + Decreto-lei n° 25, de 30 de novembro de 1937 que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=284

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com