TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário e Razão - as Escrituras

Seminário: Diário e Razão - as Escrituras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Diario e razão – escrituraçao

Principios contabeis

• Endidade

• Continuidade

• Oportunidade

• Registro pelo valor original

• Competencia

• Prudencia

Principio da oportunidade

Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variacoes patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de for integral, independente das causas que as originaram, contemplando os aspectos fisicos e monetarios. A integridade dos registros é de fundamental importancia para a analise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contabeis devem ser registrados, incluindo os das filiais, sucursais e demais dependencias de uma mesma entidade.

Integridade das informacoes

• Sistema estruturado

• Formularios, livros, documentos

• Escrituracao

Tecnica contabil que consiste em registrar nos livros proprios todos os acontecimentos que acontecem na empresa que modifiquem ou possam vir a modificar sua situacao patrimonial.

O mais empregado sao os livros, escrituracao manual ja nao eh mais usados, mecanis fichas e folhas soltas transferiadas pro recalque, o principal livro contabil é o diario onde se registra os dados contabil dia apos dia, o razao tambem eh empregado que cada lancamento eh dividido segundo o motivo.

O sistema de contabilizacao baseado na escrituracaoeh obrigatorio para as empresas conforme previsto no codigo civil, apenas o empresario rural e o pequeno empresario nao sao obrigados.

A contabilidade tambem pode empregar livros auxiliares para servirem de suporte a escrituracao dos dois livro principais, em alguns casos alguns desses livros tambem sao obrigatorios como o livro caixa e o registro de duplicatas, outros livros nao tem funcao comercial porem sao mantidos por determinacao legal como aqueles exigidos pela legislacao trabalhista.

Para melhor compreencao do livro razao existe o razonete → RAZONETE

1.500

200 500

1.200

Derivacao didatica simplificada do livro, da mesma forma que o razao, existe um razonete especifico para cada conta.

Existem duas formas para organizar uma conta do livro razao quando ela se abrange a conta em sua totalidade sera chamado de razao sintetico, por exemplo conta fornecedores que engloba todos os fornecedores assim como o estoque, ja na conta analitica que eh mais especifica relacionada a cada um dos fornecedores ou itens do estoque no item abaixo pois existe um detalhamento .

RAZAO SINTETICO RAZAO ANALITICO

FORNECEDORES Joao e Martins Ltda.

Parafemália S.A

...

ESTOQUES Estoque de tintas

Estoque de Acessorios

Estoque de Solventes

...

Metodos de escritoracao

Os metodos sao a escrituracao, demonstracoes contabeis ou relatorios contabeis, auditoria e analise das demonstracoes contabeis.

Escrituracao é o registro dos fatos que afetam ou irao afeta o patrimonio da empresa (administrativos e dos atos administrativos relevantes), esse registro é chamado de lancamento e é feito nos livros contabeis por tanto a escrrituracao tambem pode ser entendida como um conjunto de lancamentos. A escrituracao tem inicio na existencia dos documentos os elementos de comprovacao dos fatos seguido do registro propriamente dito.

Existem dois metodos de escrituracao o metodo das partidas simpres que registra as operacoes atraves do controle de um do elemento, ou o metodo das partidas dobradas que para cada débito corresponde a um credito de iagual valor.

A ordem da escrituracao podem ser feits de diversas formas diferentes dependendo da escola contabil, da forma de compreencao da ciencia contabil ou ate do local de trabalho, usar um metodo diferente nao significa estar errado por si só.

Livro diario, cada lancamento é feito em ordem cronologica e seguindo um padrao que determina as informacoes do lancamento feito, em seguida transcrevem os lancamentos para o livro razao e por ultimo elabora-se o balancete de verificacao com o intuito de verificar a igualdade entre o total de saldos credores e o total de saldos devedores, para ai entrao se gerar os relatorios contabeis.

Livro diario

O livro diario é obrigatorio para quase todas as entidades, e excesao de empresas com receita bruta de ate 36 mil reais por ano, na antiga legislacao em alguns casos se admitia que o diario fosse substituido pelo livro caixa dependendo da forma de triutacao da empresa

TIPO DE TRIBUTACAO ANTIGA LEGISLACAO NOVA LEGISLACAO LIBERACAO DA OBRIGATORIEDADE

Lucro Presumido ou Simples Livro caixa substituia o livro Diario e Razao Livros diario é obrigatorio Receita Bruta ate R$ 36 mil por ano liberadas do livro diário.

Cada registro no livro diario é composto por cinco informacoes, local e data, conta debitada, conta creditada, historico do lancamento e o valor.

1. Local e data do fato Sao Paulo, 25 de junho de 2012

2. Conta a ser debitada Computadores

3. Conta a ser creditada A caixa 50.000

4. Historico Compra de Computadores

5. Valor Conf. Nota fiscal n. 345 da Cia HJK

Antes de qualquer coisa deve-se verificar o documento idonio que comprove a operacao, quando for bem ou direito → contas do ativo, obrigacao ou patrimonio liquido → contas de passivo, receita → contas de resultado (receitas), despesa → contas do resultado (despesas).

O dinheiro pago avista representa um bem que provavelmente estaria na conta caixa da empresa, os computadores seriam registrados na conta maquinas e equipamentos por se tratar de um bem, apos isso ja estara preparado para prepara o historico.

PREPARAR O HISTORICO

• Documento comprobatorio

• Objeto da transacao

Compra a vista de 2 computadores, marca XRT conforme nota fiscal n. 345 no valor de R$ 50.000,00

Caixa

50.000

Maq. Equipamentos

50.000

Como funciona o Sped (sistema publico de escrituracao digital)

Sped é um arquivo magnetico que contem as mesmas informacoes que o livro, mas essas informacoes podem ser salvas em cd, dvd e tambem transmetidas por e-mail, contem as mesmas caracteristicas que um livro fisico mas com uma seguranca adicional que é atraves da certificacao digital, basicamente o sped consiste na susbstituicao dos livros em papel que registrava as notas fiscais de compra, venda e impostos por um livro que agora é eletronico.

Uma segunda caracteristica do sped é tambem a substituicao das notas fiscais em papel pelas notas fiscais eletronica, a mais usada no estado é para a prestacao de servico, existe tambem a nota eletronica para venda de mercadoria. A nota eletronica tambem tera uma certificacao digital, entao tera a assinatura digital da sua empresa e ela irá conter as mesmas informacoes que uma nota convencional.

Ja a terceira etapa do sped consiste na escrituracao contabil digital, que é a substituicao dos livros diario e razao que hoje sao escritudaros em papel por um livro que contera as mesmas informacoes que sera gravado em arquivo magnetico.

O livro diario e razao contem todas as operacoes financeira que sua empresa realizou, tudo que ela recebeu e tudo que foi pago organizado por ordem de data e registradas atraves das tecnicas de normas brasileiras e internacionais.

Em relacao ao sped a grande diferenca que ira conter é que em caso de uma fiscalizacao o fiscal tera programas elaborado pela receita federal e pela secretaria da fazenda dos estados que vao fazer essa analise muito mas rapidas e identificar inconsistencias e problemas de maneira muito mais rapidas, os detalhis que o governo tera da empresa em tempo real sera muito maior.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »