TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Sobre Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Documentário Sobre Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Na atualidade, a população mundial vem se conscientizando de que as maiores ameaças à sobrevivência da espécie humana são os padrões insustentáveis de produção e consumo que já se encontram além da capacidade de reposição do nosso planeta e as rápidas modificações climáticas que já estão ocorrendo, o aquecimento global. Esse aumento acelerado da temperatura média do nosso planeta é atribuído ao homem e a forma degradante que vem utilizando os recursos ambientais. As mudanças climáticas estão trazendo secas mais intensas, inundações mais fortes, mais furacões, dificuldades no abastecimento de água, mesmo no Brasil, que é um país privilegiado em matéria de recursos e serviços naturais essas mudanças já se tornam bem perceptíveis, como exemplo desastroso os países ricos, que já consomem cerca de 80 por cento do que se produz e exigem cada vez mais matérias-primas e recursos naturais para isso, consequência de um crescimento descontrolado. Se todos os habitantes do mundo consumissem como eles, dizem os relatórios internacionais, precisaríamos de mais dois ou três planetas como a Terra para fornecer recursos, e como vive-se em uma sociedade cada vez mais consumista deve-se prevenir agora, pois talvez o amanhã será tarde.

No entanto, tendo conhecimento dessa situação temos de repensar e remanejar todo nosso padrão de vida para com o meio ambiente. Repensar as fontes de energia, para obtermos uma minimização do uso do petróleo, carvão e gás assim poluindo menos e não contribuindo para a aceleração do aquecimento global. Temos de poupar e reciclar recursos, economizar tudo, para não sobrecarregarmos o planeta, para se alcançar esses objetivos é preciso educar a população ambientalmente, pois a educação ambiental é decisiva para se mostrar que há outros modos de viver, modos que ajudam a preservar a biodiversidade, a água, todos os recursos naturais e os seres vivos. Se a educação ambiental obtiver o avanço necessário, a sociedade mundial aprenderá a sentir-se parte do meio ambiente e não vê-lo apenas como um recurso a seu dispor.

Almeja-se que a sociedade deixe de sentir-se apenas telespectadores e perceba que faz parte desse grande elenco mundial tendo um papel decisivo na prevenção de um caos ambiental, pois se cada um tornar ambientalmente correto o meio onde está inserido, se alcançará o tão sonhado desenvolvimento sustentável. Acredita-se que para alcançar tal objetivo, precisaremos pensar globalmente e agir localmente.

Empresas de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em obter excelência no desempenho ambiental, controlando e minimizando o impacto de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais.

Gestão Ambiental

A gestão ambiental é uma prática que vem ganhando espaço nas organizações sendo possível através dela à mobilização organizacional para um meio ambiente equilibrado ecologicamente e preservado. Com o objetivo de busca de melhoria contínua, de produtos, serviços e processos além do ambiente. Tornando-se assim um assunto estratégico, pois estimula a qualidade ambiental, mas também possibilita a redução de custos diretos como o desperdício de água, de energia e de matérias primas. E também os indiretos como, por exemplo, multas e indenizações por danos ambientais, é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não.

Deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.

À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. O próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias certificações, tais como as da família ISO14000, que atestam que uma determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.

Em paralelo, o aumento da procura pelas empresas de profissionais especializados em técnicas de gestão ambiental motivou o surgimento de cursos superiores voltados para a formação desses profissionais, tais como os de Tecnólogo em gestão ambiental, de Engenharia Ambiental, Bacharelado em Gestão Ambiental e Tecnologia do Meio Ambiente; além de Especializações em Gestão Ambiental.

Atualmente a gestão Ambiental, tem se tornado muito importante para a indústria em geral, pois possibilita o crescimento institucional e auxilia com os fatores ambientais que são a grande preocupação atual. Apesar de achar que um número ímpar de empresas adere a esta gestão apenas para se adequar ao mercado consumidor, que está se tornando cada vez mais exigente com relação a estes requisitos. Creio na seriedade e importância da Gestão Ambiental como um todo, para que possamos sim evoluir tecnologicamente mais sem desperdícios de matérias primas, energia, água e etc. É de extrema importância também que a população se conscientize de que não são apenas as indústrias que devem tomar partido para a preservação ambiental. O surgimento e desenvolvimento da educação ambiental como método de ensino está diretamente relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com