TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO RIBEIRÃO: RIO DE ONDAS NO MUNICIPIO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Artigo: DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO RIBEIRÃO: RIO DE ONDAS NO MUNICIPIO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

FACULDADE DE BARREIRAS

AILMA GOMES CARDOSO E SILVA

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO RIBEIRÃO: RIO DE ONDAS NO MUNICIPIO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Barreiras - BA

2013

AILMA GOMES CARDOSO E SILVA - 1079993

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO RIBEIRÃO: RIO DE ONDAS NO MUNICIPIO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES

CEUCLAR

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho faz uma análise diagnostica do Rio de Ondas que se encontra no município de Luis Eduardo Magalhães que está situado no Oeste baiano, com apenas 12 anos de emancipação política, e com menos de 50 mil habitantes este município já possui a décima maior economia do estado, sua região é responsável por sessenta por cento da produção de grãos do estado, sua renda per capita é uma das maiores do Brasil.

Existe nessa região uma vasta área de mananciais e grandes nascentes que se transformam em rios caudalosos e de águas totalmente transparentes. O principal rio é o Rio de Ondas além de abastecer o município e irrigar as plantações serve como atração turística e lazer para toda a população.

METODOLOGIA

O método adotado para a realização desse trabalho foi o dedutivo, a observação e a percepção para identificar os fenômenos que estão acontecendo na drenagem estudada.

O estudo dessa drenagem foi realizado em apenas um trecho, percorrido a pé, onde fica o médio curso do rio, pois foi impossível chegar até sua nascente. Segundo Soares (2005) este rio nasce na divisa do Estado de Goiás na Serra Geral, percorrendo uma extensão do seu canal principal de 175 km. Localiza-se na região Oeste da Bahia, englobando os municípios de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, localizados entre os paralelos 11º 59’ e 12º 32’ de latitude sul e os meridianos 45º 00’ e 46º 20’ de longitude oeste.

A observação e o levantamento dos dados levaram algumas horas, nessa análise, o principal objetivo é fazer um levantamento de algumas das características desta bacia hidrográfica, assim como seu atual uso e ocupação.

RESULTADOS

O Rio de ondas integra a Bacia do Rio Grande, que é um importante tributário da Bacia do rio São Francisco. Esta sub-bacia é localizada no Médio São Francisco onde drena dois municípios no oeste baiano; Barreiras e Luis Eduardo Magalhães.

A geologia da bacia do Rio de Ondas é de formação Urucuia do Cretácio e a origem do seu solo é de grande importância hidrogeologica por serem profundos e com elevada capacidade de drenagem a armazenamento.

Pelo trecho analisado podemos perceber que o rio exibe um perfil que é descrito como retilíneo, pois não tem grandes curvas.

Por ser um rio perene ele é muito importante para a economia do município de Luis Eduardo Magalhães e das cidades circunvizinhas

Essa drenagem se encontra na área urbana, infelizmente suas águas estão sendo poluídas por agrotóxicos usados na agricultura que ficam próximas as suas margens e também tem sofrido vário impacto devido às formas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com